Fazenda alerta que 'imposto do pecado' é faca de dois gumes para cofre da União

Enquanto a maior parte do IS será destinada a estados, municípios e fundos constitucionais, a CBS será integralmente destinada ao governo federal

Fernando Haddad - ministro da Fazenda | Diogo Zacarias
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Setores da economia estão apreensivos com os possíveis impactos do Imposto Seletivo (IS) sobre suas cadeias, enquanto o Ministério da Fazenda reitera sua natureza extrafiscal e reitera a posição de que, caso sua arrecadação supere as expectativas, os cofres do governo serão prejudicados. O tributo, apelidado de "imposto do pecado", visa taxar produtos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, teoricamente sem foco na arrecadação direta.

De acordo com informações apuradas, a reforma tributária estabelece que, entre 2027 e 2033, a alíquota da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) será ajustada para compensar a possível redução da arrecadação de PIS, Pasep e IPI, com base na receita do imposto do pecado.

Contudo, há preocupações quanto à distribuição da arrecadação. Enquanto a maior parte do IS será destinada a estados, municípios e fundos constitucionais, a CBS será integralmente destinada ao governo federal. Essa disparidade poderia prejudicar os cofres do governo, especialmente se a receita do IS superar as expectativas.

A regulamentação da reforma tributária, incluindo o IS, está em andamento. Um grupo de trabalho está redigindo o anteprojeto que deve ser enviado ao Congresso nas próximas semanas. Setores produtivos, como petróleo e mineração, já demonstraram preocupação com a incidência do IS sobre suas atividades, sinalizando que estarão ativos durante a tramitação da proposta.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES