Governo aumenta imposto de importação de resíduos sólidos para 18%

A medida tem como intuito fortalecer a cadeia de reciclagem de resíduos sólidos.

Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), anunciou nesta terça-feira (18/7) a elevação das alíquotas do Imposto de Importação sobre resíduos de papel, plástico e vidro, que agora passam a ser de 18%. A medida tem como intuito fortalecer a cadeia de reciclagem de resíduos sólidos no país e reduzir os impactos ambientais causados por esses materiais. No entanto, ressalta-se que o aumento não se aplica aos resíduos de vidro incolor, garantindo o fornecimento contínuo desse item para a indústria doméstica, que ainda não possui uma fonte alternativa suficiente para suprir suas necessidades.

Anteriormente, as alíquotas do Imposto de Importação para resíduos de papel e vidro eram de 0%, enquanto para resíduos plásticos, a tarifa era de 11,2%. A preocupação com as importações de resíduos sólidos levou o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) a estabelecer um Grupo Técnico de Trabalho no âmbito do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC).

Leia Mais

Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) (Foto: Divulgação)

Esse crescimento nas importações de resíduos sólidos tem o potencial de afetar os preços dos materiais recicláveis comercializados pelos catadores no Brasil, levando muitos deles a abandonarem essa atividade. Além das consequências sociais indesejáveis, há também impactos negativos no meio ambiente, com o aumento do descarte de resíduos em aterros e lixões, prejudicando os esforços de recuperação de materiais recicláveis e reutilizáveis gerados localmente.

A resolução que detalha a decisão do Gecex será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União e entrará em vigor em 1º de agosto de 2023.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES