Exclusivo Isenção de impostos para compras internacionais pode ter limite dobrado

A isenção do imposto de importação para bens de até 100 dólares é vista como uma medida que estimula o comércio internacional.

Compras da Shein, por exemplo, poderiam ter um maior limite de isenção | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Junior Mano (PL-CE) apresentou nesta quinta-feira, 06 de julho, um projeto de lei que propõe alterações no Decreto-Lei n° 1.804, de 3 de setembro de 1980, que trata da isenção do imposto de importação para bens de valor até 100 dólares.

O objetivo do projeto é estabelecer a isenção do imposto de importação para bens de até 100 dólares, sem margem para flexibilização por meio de portarias ou regulamentos. Atualmente, o limite de isenção é de 50 dólares, mas as normas infralegais, de acordo com o parlamentar, têm gerado conflitos e interpretações equivocadas, restringindo o acesso a produtos importados de baixo custo.

Leia Mais

O deputado argumenta que é necessário encontrar um equilíbrio entre a arrecadação tributária e a facilitação do comércio internacional, visando estimular o desenvolvimento econômico e oferecer maior acesso a bens e produtos de qualidade para a população.

O projeto de lei busca estabelecer, por meio de legislação ordinária, a isenção do imposto de importação para bens de até 100 dólares, sem permitir que atos administrativos alterem esse valor. A intenção é promover transparência, igualdade de tratamento e segurança jurídica para os cidadãos brasileiros que desejam adquirir produtos de baixo valor.

A isenção do imposto de importação para bens de até 100 dólares é vista como uma medida que estimula o comércio internacional, facilitando o acesso da população a produtos importados a preços mais acessíveis. Além disso, simplifica o processo de importação, tornando-o mais ágil e menos oneroso para as pessoas físicas.

A proposta também visa ampliar as opções de compra e proporcionar maior acesso a produtos diversos para a população brasileira. Especialmente em um contexto de avanço tecnológico e globalização, em que as transações comerciais são cada vez mais realizadas online e as compras internacionais se tornaram comuns.

Ao estabelecer por lei ordinária o limite de 100 dólares para a isenção do imposto de importação, sem permitir flexibilização ou redução por atos administrativos, o objetivo é promover transparência e segurança jurídica. Isso evita interpretações equivocadas e arbitrárias por parte dos órgãos administrativos responsáveis pela aplicação da legislação aduaneira.

O projeto de lei aguarda o apoio dos demais parlamentares para sua aprovação. Caso seja aprovado, poderá trazer mudanças significativas no sistema tributário relacionado às compras internacionais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES