TCU investiga R$ 4,7 trilhões em impostos e sugere simplificação e redução

Para alcançar a neutralidade na tributação sobre o consumo, as regras devem ser claras e de fácil compreensão.

Aroldo Cedraz é relator das auditorias no TCU | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou duas amplas auditorias para examinar a tributação sobre o consumo no Brasil. O trabalho foi dividido em dois processos: um focado apenas nos impostos federais e outro, mais abrangente, que incluiu os tributos estaduais e municipais. A tributação sobre o consumo é responsabilidade dos três níveis de governo e tem impacto significativo em toda a cadeia produtiva, além de influenciar a atração de investimentos. O trabalho de fiscalização também contou com a participação de 17 tribunais de contas estaduais e da Controladoria-Geral de Mato Grosso.

As conclusões das análises foram apresentadas durante a sessão plenária realizada na última semana. O objetivo principal do TCU é contribuir com fundamentos técnicos para a resolução da situação fiscal do país. O ministro Aroldo Cedraz, relator dos processos, afirmou: "O Brasil precisa retomar o caminho do desenvolvimento econômico e social, em benefício das atuais e futuras gerações de brasileiros, solucionando de forma séria o problema da alta e complexa carga tributária, que raramente se traduz em oferta de serviços públicos de qualidade, seja na área de educação, saúde, segurança ou mesmo infraestrutura."

Leia Mais

No total, o TCU examinou R$ 4,7 trilhões em valores arrecadados e em renúncias de receitas provenientes dos impostos sobre o consumo, no período de 2015 a 2020. O objetivo era avaliar o nível de complexidade e neutralidade do sistema tributário. A neutralidade é alcançada quando os mesmos princípios tributários são aplicados a todas as formas de negócio. Um sistema tributário neutro é importante para evitar distorções nas decisões econômicas.

Tanto no âmbito federal quanto nos estados e municípios, o TCU concluiu que o modelo de tributação sobre o consumo não é neutro, devido ao alto volume de renúncias fiscais. Renúncia fiscal ocorre quando o Estado abre mão de parte de sua receita, que seria obtida por meio de impostos, em troca de investimentos realizados pelas empresas beneficiadas para o desenvolvimento do país. Outro aspecto que afeta a neutralidade é a falta de transparência em relação aos valores e resultados alcançados pelos benefícios fiscais, que foi considerada baixa. O modelo atual dificulta a tratamento igualitário dos setores econômicos e prejudica o equilíbrio na cadeia produtiva.

No que diz respeito à complexidade da tributação sobre o consumo no Brasil, o resultado foi semelhante nas três esferas. A falta de simplicidade e clareza gera custos elevados tanto para as empresas quanto para a fiscalização. Isso ocorre, entre outros motivos, devido à grande quantidade de normas que tratam das obrigações acessórias de impostos como IPI, PIS/Pasep e Cofins. A análise destacou o alto número de dispositivos que estabelecem regras adicionais e a escassez de ferramentas para tornar o sistema mais transparente.

O TCU também avaliou a atuação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e concluiu que seu trabalho tem efetividade limitada no combate à "guerra fiscal". A falta de estruturação das informações no Portal Nacional da Transparência Tributária (PNTT) e a ausência de transparência em relação aos incentivos e benefícios fiscais concedidos pelos estados e pelo Distrito Federal dificultam o controle e reduzem sua eficácia.

Recomendações do TCU

Para alcançar a neutralidade na tributação sobre o consumo, as regras devem ser claras e de fácil compreensão. Com base no trabalho realizado, o TCU destacou uma série de medidas que podem contribuir para esse objetivo:

Auditorias auxiliam o Congresso Nacional em análises técnicas

Os processos e as recomendações na íntegra serão encaminhados aos órgãos competentes e ao Congresso Nacional. O trabalho do TCU poderá fornecer análises técnicas para a Câmara dos Deputados e o Senado em futuras discussões de propostas legislativas para aprimorar o Sistema Tributário Nacional. Durante a sessão plenária, o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, afirmou: "O TCU tem desempenhado um papel ativo nas discussões relacionadas à reforma tributária. As conclusões dessas auditorias operacionais, que foram embasadas de forma sólida, confirmam a percepção do povo brasileiro de que a complexidade do sistema tributário nacional, a falta de transparência e o excesso de isenções fiscais prejudicam a capacidade de arrecadação do Brasil."

A Unidade de Auditoria Especializada em Orçamento, Tributação e Gestão Fiscal (AudFiscal), que faz parte da Secretaria de Controle Externo de Contas Públicas (SecexContas), foi a responsável pela fiscalização. O ministro Aroldo Cedraz é o relator do processo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES