Governo recebe aval para empréstimo bilionário com banco liderado por Dilma

A solicitação do empréstimo foi feita durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Dilma e Lula na posse dela no comando do BANCO DO BRICS | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) autorizou nesta terça-feira, 18 de abril, operação de crédito na ordem de U$ 1 bilhão com o New Development Bank (NDB), também conhecido como Banco dos BRICS. A informação sobre a deliberação e a tendência de aprovação havia sido adiantada no dia 09 de abril pela coluna Francy Teixeira, do MEIONORTE.COM. Atualmente, a instituição financeira é comandada por Dilma Rousseff.

Considerando o câmbio atual, o empréstimo versa na ordem de R$ 4,98 bilhões. A solicitação do empréstimo foi feita durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, e a operação de crédito será destinada ao Programa Emergencial de Acesso a Crédito, que será executado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Leia Mais

O relator do pedido foi o senador Omar Aziz. Ainda na tarde desta terça (18) a proposta foi protocolada no sistema da Casa Legislativa e aguarda a apreciação no Plenário.

De acordo com a Constituição, o Senado Federal é responsável pelo controle das operações financeiras externas de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

A Secretaria do Tesouro Nacional da Secretaria Especial da Fazenda do Ministério da Economia já havia se manifestado a favor da operação de crédito, desde que sejam verificados o cumprimento das condições do contrato antes da assinatura e que os recursos provenientes da operação sejam destinados exclusivamente ao pagamento da Dívida Pública Federal. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional também se pronunciou favoravelmente ao pedido de empréstimo, desde que a condicionalidade apontada pela Secretaria do Tesouro Nacional seja cumprida.

O Programa Emergencial de Acesso a Crédito, comandado pelo BNDES, tem como objetivo possibilitar a ampliação do acesso ao crédito para Microempresários Individuais (MEIs), micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), permitindo a manutenção do emprego e da renda, por meio da concessão de garantias em financiamentos a esse público.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES