Haddad diz que Governo irá propor novas regras para despesas obrigatórias

Nas novas regras há possibilidade de inclusão de reajustes do salário mínimo, de servidores, pisos e vinculações para saúde e educação, por exemplo.

Haddad é o ministro da Fazenda | Valter Campanário/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) sinalizou que o Governo Federal pretende apresentar uma proposição no final do ano contendo novas normas para o crescimento de despesas obrigatórias e vinculações orçamentárias, ou seja, gastos ligados a um piso ou crescimento de receitas.

O líder da pasta não especificou qual instrumento será adotado pela nova regra, porém, destacou para a possibilidade de inclusão de  reajustes do salário mínimo, de servidores, pisos e vinculações para saúde e educação, por exemplo.

A ideia da gestão Lula é acabar com "o vai e vem" de normatizações. "Queremos evitar isso que é recorrente: os governos progressistas revogam as desvinculações, os governos conservadores reintroduzem”, disse o ministro na entrevista. 

O debate, de acordo com Haddad, virá depois da Reforma Tributária

O que nós queremos discutir, depois da reforma tributária, é uma regra que acabe com esse vai e vem, que dê uma estabilidade maior e mais consistente para esse tipo de despesa”, completou.

Haddad quer taxar importadoras chinesas por concorrência desleal

Lula propõe alterar a meta da inflação para reduzir juros de 13,75%

Haddad se reúne com Campos Neto em meio a briga contra os altos juros

“Desde 1988, nós temos esse problema. Veio o governo Fernando Henrique com a DRU [desvinculação de receitas]. O governo Lula repôs as perdas. Vieram os governos Temer e Bolsonaro e retomaram a desvinculação. Vem o nosso governo e repõe as perdas. Está na hora de a gente ter uma regra mais sustentável", concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES