Lula propõe alterar a meta da inflação para reduzir juros de 13,75%

A meta de inflação para o ano de 2023 está fixada em 3,25%, com uma margem de variação de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Lula propõe alterar meta da inflação para reduzir juros de 13,75% | Tânia Rego/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira, 06 de abril, o presidente Lula (PT) questionou a atual meta de inflação do Brasil, afirmando que se ela estiver errada, é preciso mudá-la. A meta de inflação para o ano de 2023 está fixada em 3,25%, com uma margem de variação de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, e é usada como parâmetro pelo Banco Central (BC) para definir a taxa básica de juros do país, a Selic, que atualmente está em 13,75% ao ano, uma das mais altas do mundo.

Lula argumentou que a taxa de juros de 13%, com uma taxa real de 8,5% descontada a inflação, é "humanamente inexplicável" e que isso prejudica o funcionamento da economia. Ele citou uma afirmação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que em março sinalizou que, para atingir a meta de inflação de 2023, os juros teriam que estar em 26,5%, muito acima dos 13,75% atuais.

Leia Mais

Lula classifica atentado a creche como monstruoso: “ato absurdo de ódio”

Governo adia para dia 11 a entrega do novo arcabouço fiscal

Haddad se reúne com Campos Neto em meio a briga contra os altos juros

O governo tem o poder de mudar a meta de inflação, uma vez que esse parâmetro é definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), no qual a gestão federal possui 2 dos 3 votos. O CMN é formado pelos ministros da Fazenda (atualmente, Fernando Haddad), do Planejamento (Simone Tebet) e pelo presidente do Banco Central. Questionado, Lula não esclareceu se de fato pretende mudar a meta.

O ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, pontuou que o presidente estava falando sobre um cenário hipotético. O tema deve ser discutivo no retorno da viagem de Lula à China, prevista para acontecer ainda neste mês. 

É importante frisar que essa não é a primeira vez que Lula propõe uma mudança na meta de inflação. Quando assumiu o comando do Executivo pela primeira vez em 2003, ele também cogitou uma alteração nesse parâmetro.

A discussão sobre a meta de inflação e a taxa de juros é complexa e envolve diversos aspectos da economia, como o controle da inflação, o estímulo ao crescimento econômico e a busca pela estabilidade financeira. A possível mudança na meta proposta por Lula abre um debate sobre as políticas monetárias do governo e seus impactos na economia brasileira. Resta aguardar os desdobramentos dessa discussão e as decisões do Conselho Monetário Nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES