INSS libera auxílio sem perícia presencial e avança na implantação da telemedicina

Dos 1,386 milhão de pedidos de auxílio feitos remotamente em 2023 pelo aplicativo ou site Meu INSS, 627,6 mil foram aprovados, representando 45% do total

Auxílio-doença sem fila | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quatro em cada dez pedidos de auxílio-doença no INSS, realizados por meio do Atestmed, sistema online de inclusão de atestados médicos, são concedidos sem a necessidade de perícia médica presencial, revela o Instituto Nacional do Seguro Social.

Dos 1,386 milhão de pedidos de auxílio-doença feitos remotamente em 2023 pelo aplicativo ou site Meu INSS, 627,6 mil foram aprovados, representando 45% do total. Os demais casos foram encaminhados para agendamento de perícia presencial ou para o sistema pós-perícia, que verifica se o solicitante é segurado do INSS, constituindo 25% dos pedidos.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, considera o Atestmed eficaz e anuncia o avanço na implantação da teleperícia ainda neste ano, com resultados do projeto-piloto previstos para março.

A possibilidade de concessão de auxílio-doença a distância foi implementada de forma temporária em março de 2020, devido ao fechamento das agências do INSS pela pandemia. Em 2022, uma lei aprovada durante o governo Bolsonaro trouxe de volta o auxílio sem perícia. Em 2023, o Atestmed foi implementado para aprimorar o processo.

Tempo médio de espera

O tempo médio de espera para concessão do auxílio pela internet foi de 26 dias em dezembro de 2023, resultando em uma economia de quase R$ 1 milhão. Em janeiro deste ano, o tempo médio de concessão de benefícios previdenciários em geral ficou em 46 dias, superando os 45 dias previstos em lei.

O INSS utiliza inteligência artificial e análise de dados para evitar fraudes, mas enfrenta resistência de peritos médicos em relação à teleperícia. Stefanutto destaca a capacidade de evitar deslocamentos desnecessários e afirma que os resultados do projeto-piloto são promissores.

Como funciona?

O Atestmed permite que o segurado envie atestados médicos online para solicitar o benefício, contribuindo para a eficiência do processo. A teleperícia, se implementada, permitirá consultas online, eliminando a necessidade de deslocamento para perícia presencial.

Para solicitar o auxílio-doença a distância, o segurado deve acessar o Meu INSS, realizar o pedido online, anexar os documentos necessários e aguardar a análise do INSS.

Teleperícia: Perícia médica realizada por meio de consulta online, permitindo que o médico do INSS atenda o segurado remotamente.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES