Lira promete votar reforma tributária rapidamente para evitar retorno ao Senado

Os deputados devem retirar trechos do projeto, a fim de equilibrá-lo de acordo com o interesse do partido

Arthur Lira e Lula | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), assegurou ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seu compromisso em acelerar a votação da reforma tributária, recentemente aprovada pelo Senado na quarta-feira (8).

O intuito é evitar que a proposta de Emenda à Constituição (PEC) retorne à Casa dos senadores. Para alcançar esse objetivo, a estratégia em andamento envolve a apresentação de destaques supressivos, que visam remover trechos específicos do texto, sem a inclusão de novos elementos.

De acordo com o regimento do Congresso, a promulgação de uma PEC requer a concordância tanto da Câmara quanto do Senado com o mesmo texto. Até que esse consenso seja atingido, a proposta pode circular entre as duas Casas por um período indefinido.

A própria reforma tributária já havia sido aprovada pela Câmara em julho, mas retornará aos deputados devido às modificações feitas pelos senadores no texto.

Se a Câmara optar por remover apenas os trechos polêmicos adicionados pelo Senado, sem introduzir novos elementos, a promulgação do texto pode ocorrer sem a necessidade de uma nova rodada de votação.

Essa estratégia, se bem-sucedida, permitirá aos deputados retirar alguns pontos que poderiam elevar a alíquota do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) acima dos 27%, considerados um teto viável.

IVA em 27%

A proposta original do governo estabelecia uma alíquota de IVA entre 22% e 24%. Na Câmara, após a inclusão de benefícios e exceções, a estimativa subiu para 27%. No Senado, com novas adições, chegou aos atuais 27,5% - um índice que gera preocupação entre parlamentares e economistas.

Um líder governista no Senado destacou que a Câmara poderá fazer ajustes para aprimorar o texto final.

A votação da reforma tributária no Senado foi considerada "histórica" pelo secretário extraordinário da reforma tributária, Bernard Appy. Ele reconheceu o aumento no número de exceções, mas ressaltou que, sem essas modificações, o texto não teria sido aprovado.

Appy enfatizou que o mais crucial é que a "espinha dorsal da reforma" foi preservada, permitindo ao país adotar o IVA no médio prazo, seguindo o exemplo de nações desenvolvidas.

Apesar dos desafios, o governo obteve uma vitória significativa, com 53 votos "sim" ao final, quatro a mais que o mínimo necessário. O Palácio do Planalto chegou a correr o risco de derrota, mas estratégias de articulação lideradas pelo senador Davi Alcolumbre garantiram a margem mínima para a aprovação da reforma tributária no Senado.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES