Lula libera novo benefício para famílias de baixa renda; saiba como se cadastrar

Os beneficiários podem receber até R$ 100 a cada dois meses, e as famílias inscritas no Cadastro Único têm direito de receber a quantia sem desconto

Auxílio-gás liberado | @jeanedeoliveirafotografia/pronatec.pro.br
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Auxílio-gás, também conhecido como vale-gás, é um benefício destinado a famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Criado em 2021, o programa visa mitigar o impacto do preço do gás no orçamento de pessoas de baixa renda, repassando a cada dois meses o valor equivalente à média nacional de um botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP), calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Quem pode participar?

Famílias inscritas no Cadastro Único têm direito ao auxílio-gás, considerando renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, ou renda total de até três salários mínimos, e pessoas que vivem sozinhas ou em situação de rua. Para famílias com renda acima desses limites, o cadastramento é aceito se estiver vinculado a algum programa social que exija inscrição no CadÚnico.

Como se cadastrar?

O cadastro é feito no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), ou em postos de atendimento do Cadastro Único. A renda familiar é calculada somando todos os rendimentos e dividindo pelo número de pessoas na família. O solicitante, com pelo menos 16 anos, deve apresentar documentos de identidade, CPF, comprovante de endereço, e os CPFs dos membros da família.

Verificação de benefício

A inscrição no CadÚnico não garante o auxílio. A lista de beneficiados considera o orçamento do programa e o número de famílias em situação de vulnerabilidade. A ordem de prioridade leva em conta cadastros atualizados nos últimos 24 meses, menor renda por pessoa na família, maior quantidade de integrantes, famílias no Bolsa Família, e cadastros qualificados pelo gestor.

Valor e pagamento

O benefício é equivalente à média nacional do preço do botijão de gás, pago a cada dois meses, e segue o calendário do Bolsa Família. O valor, cerca de R$ 100 nos últimos meses, é disponibilizado nos últimos dez dias do mês, conforme o dígito final do NIS do responsável pelo cadastro. O pagamento é efetuado em conta digital ou bancária indicada no cadastro, ou, caso não haja, em uma poupança social digital. O saque pode ser feito em lotéricas, caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal e correspondentes Caixa Aqui, com prazo de 120 dias.

Como verificar e receber

A consulta pode ser feita pelos aplicativos do Bolsa Família, Caixa Tem ou Cadastro Único. O número do CPF é necessário, e o saque é feito com um documento oficial com foto. O benefício não retirado após 120 dias é perdido.

Fontes: Caixa Econômica Federal e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES