Moradores de prédio milionário em SC vivem pesadelo de ficarem sem-teto

O Ministério Público de Santa Catarina identificou que o edifício ocupou uma área maior do que a prevista e houve supressão de mata nativa

Justiça manda demolir o prédio | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Moradores de um luxuoso edifício em Santa Catarina enfrentam o pesadelo de receber a notícia de que a Justiça determinou a demolição do prédio onde residem. O Grand Trianon, um condomínio de 36 andares, cujas unidades têm valores superiores a 4 milhões de reais, perdeu recentemente uma ação judicial para impedir a ordem de demolição. Tanto a construtora quanto o município de Blumenau também foram réus no processo. O Ministério Público de Santa Catarina identificou que o edifício ocupou uma área maior do que a prevista e houve supressão de mata nativa. Desde 2014, o MP tenta suspender a construção.

Devido à morosidade judicial, o prédio foi concluído, e todos os apartamentos estão ocupados, gerando uma situação delicada para os moradores, que agora vivem sob a ameaça da demolição. A decisão da Justiça ainda pode ser alvo de recurso, permitindo que os réus busquem reverter o caso.

Um episódio semelhante envolvendo um prédio de alto luxo ocorreu recentemente em São Paulo, em uma região nobre. O impasse entre a Justiça e a construtora persiste, iniciado quando a Prefeitura paulista apontou problemas na obra. Diferentemente do caso catarinense, onde houve uma discrepância entre a área aprovada e a construída, comprometendo uma área de preservação ambiental, a construtora São José, responsável pelo edifício no Itaim Bibi, bairro valorizado da capital paulista, foi acusada de erguer, sem autorização, um prédio de 24 andares.

Irregularidades negadas

A construtora, renomada por suas obras voltadas para o público de alta renda, defende-se negando qualquer irregularidade. A empresa alega que pelo menos dois fiscais da Prefeitura estiveram no local nos anos de 2020 e 2022, sem identificar irregularidades que justificassem a paralisação da obra. A situação resultou na suspensão da construção e na impossibilidade de comercialização das unidades até a resolução do impasse. A Prefeitura defende a demolição como exemplo, sugerindo que, se o prédio permanecer por decisão judicial, a propriedade seja transferida ao poder público, que comercializa suas unidades para financiar um programa de habitação municipal.

A construtora São José busca um acordo para evitar a demolição do empreendimento, embora a ordem inicial tenha sido revertida nos tribunais. Os maiores prejudicados nesse cenário de incertezas são os proprietários que já haviam adquirido as unidades. Estima-se que o valor da unidade mais acessível entre os 20 apartamentos de 750m² ultrapasse os 20 milhões de reais. Apesar de a construtora ter reembolsado o dinheiro recebido pelas vendas, o prejuízo do tempo investido permanece.

Infelizmente, esses casos ilustram a falta de controle sobre construtoras que seguem adiante com projetos irregulares. A ausência de uma fiscalização mais rigorosa e profissional contribui para situações como essas, destacando a necessidade de profissionais competentes e inspeções frequentes nas obras para evitar problemas desse tipo.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES