Movimentação do mercado em alta para professores de idiomas

O mercado de trabalho para os professores de inglês está em alta, graças à utilização crescente do idioma em diversos setores.

Mercado em alta para professores de idiomas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mercado de trabalho está avançando muito em suas exigências. As empresas procuram sempre um profissional destacado, com muita experiência e conhecimento em diversas áreas. Um ponto forte de todo profissional que se lança ao mercado de trabalho é obter um currículo sólido, com diferenciais que agreguem na conquista de um emprego.

Leia Mais

Uma das principais e mais necessárias áreas de especialização é ter proficiência em outras línguas. Saber o básico de idiomas como inglês e espanhol pode elevar o patamar competitivo no momento de lutar por uma vaga de emprego. Nesse sentido, vários profissionais liberais começam a investir nesse setor do conhecimento, disponibilizando aulas particulares na modalidade online.

Interessados em aprender novo idioma buscam uma experiência mais agradável e eficiente

Júnior Ribeiro abriu sua escola de idiomas que já era um desejo como empreendedor (Foto: Reprodução)Júnior Ribeiro, professor de inglês, conta que apesar de ser um desejo dele e de sua esposa, a ideia de lecionar de forma remota só saiu do papel após sua companheira ficar desempregada. Além disso, ele relata a grata surpresa de ter criado sua escola de idiomas “mais rápido do que esperava”.

“A minha esposa trabalhava em uma escola e ela foi demitida, por conta disso, ela resolveu iniciar as aulas online. Ela começou mesmo para ter uma renda extra e hoje é uma das principais”, disse.

Para Júnior, o mercado inovador conta com um público de pessoas que buscam uma experiência mais agradável e que proporcione uma aprendizagem mais rápida e eficiente. Ainda segundo ele, muitos o procuram por estarem insatisfeitos com cursos sem o retorno desejado.

“Uma das principais reclamações era justamente que os alunos faziam aulas em grupo, e no aprendizado de idioma o aluno precisa ser lapidado individualmente e de forma personalizada”, explicou.

Dominar idiomas variadosabre portas na carreira

Os alunos passaram a ser instruídos de forma personalizada, garantindo o aprendizado no idioma (Foto: Reprodução)Com a crescente disputa no mercado de trabalho, os candidatos se validam do conhecimento de idiomas como um diferencial para conquistar a vaga almejada. Atualmente, é comum na maioria das empresas a solicitação de um currículo que tenha além de experiência profissional, uma segunda língua fluente.

Tendo em vista esse cenário, os professores passaram a empreender e moldar seu próprio negócio, auxiliando os alunos na inserção do mercado competidor.

“Se a pessoa planeja sua carreira de forma inteligente e estratégica já se inclui o domínio de um idioma estrangeiro, principalmente o inglês. O inglês possibilita ter vagas de trabalhos melhores, se relacionando com pessoas de outros países, abrindo portas não somente dentro da empresa e no mundo, e claro, com retorno financeiro”, pontuou o empreendedor.

Negócio é a principal fonte de renda

Durante a pandemia os alunos, de forma geral, foram afetados com as incertezas geradas pela migração do ensino presencial para o remoto. Estudantes que já possuíam seu próprio negócio, por sua vez, sofreram impactos tanto no contexto epidemiológico como no financeiro. Esse é o caso da maioria dos alunos da professora de idiomas, Beatriz Lambert, que no início registrou uma queda no número de inscritos.

Durante a pandemia o setor das aulas de idiomas particulares online foi de grande procura para Beatriz Lambert (Foto: Reprodução)“No começo foi um susto, muitos na verdade pararam o curso, tudo por medo da economia já que alguns tinham o próprio negócio. Eu tinha ficado com uns 7 alunos, na época eu tinha uns 18. Mas depois em um intervalo de 2 a 6 meses, veio muitos alunos, mais ou menos uns 20 a 25 pra mim e pro meu marido, e era sempre a mesma razão: mercado de trabalho”, declarou.

Os empreendedores tiram sua renda das aulas online fornecidas e engrandecem a precisão das línguas estrangeiras para diversos universos, como empregos, viagens, entre outros. 

“Comunicação é tudo, e abre portas. Abriu até mesmo pra mim, sem o inglês eu não teria uma renda, e é graças a isso que consigo ser independente financeiramente, e é graças a esse idioma que meu marido tem uma segunda renda”, concluiu Beatriz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES