Pensando em se mudar? Conheça as 10 cidades mais caras do mundo para morar em 2024

Segundo pesquisa da Economist Intelligence Unit, o custo de vida médio, para viver nessas metrópoles, teve um aumento de 7,4% só em 2023

As cidades mais caras do mundo | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Índice Mundial de Custo de Vida, divulgado anualmente pela Economist Intelligence Unit (EIU), foi revelado na quinta-feira (30). Das dez cidades mais caras do mundo em 2023, quatro estão na Europa, três nos Estados Unidos e outras três na Ásia, incluindo uma no Oriente Médio.

Segundo a pesquisa, o custo de vida médio teve um aumento de 7,4% este ano. Embora este valor ainda esteja abaixo da tendência histórica, é ligeiramente menor do que os 8,1% registrados na edição do ano passado. O setor de alimentos foi o mais impactado pelo aumento dos preços.

As duas cidades mais caras do mundo em 2023 são Zurique, na Suíça, e a cidade-Estado de Singapura. Zurique saltou da sexta posição para o topo do ranking em apenas um ano, impulsionada pela força do franco suíço, juntamente com os elevados preços de alimentos, utensílios domésticos e recreação. Nova York, nos Estados Unidos, e Genebra, na Suíça, ocupam o segundo lugar, com Nova York perdendo duas posições em relação ao último levantamento, embora os preços continuem a subir, registrando um aumento de 1,9%.

Hong Kong ficou em quinto lugar, seguida por Los Angeles, Paris, Tel Aviv (antes do conflito Israel-Hamas), Copenhague e São Francisco, que fecham a lista das dez cidades mais caras.

Quanto às expectativas para a inflação, o custo de vida elevado permanece uma constante nos grandes centros urbanos em todo o mundo. No entanto, os indicadores apontam que os serviços públicos, a categoria que mais cresceu na pesquisa de 2022, apresentaram o menor nível de inflação desta vez. A chefe do Custo de Vida Mundial da EIU, Upasana Dutt, afirmou que esperam que a inflação continue desacelerando em 2024, à medida que o impacto dos aumentos das taxas de juros afete a atividade econômica e, consequentemente, a demanda do consumidor. Ela também mencionou que novas escaladas no conflito Israel-Hamas aumentariam os preços da energia, e um impacto maior do que o esperado do El Niño poderia elevar ainda mais os preços dos alimentos.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES