Saiba quais vetos Lula precisou fazer para sancionar o novo arcabouço fiscal

A decisão foi oficializada na edição desta quinta-feira (31) do Diário Oficial da União (DOU)

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) | Sérgio Lima
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o novo arcabouço fiscal por meio do Projeto de Lei Complementar (PLP) 93/2023, sendo essa decisão oficializada na edição desta quinta-feira (31) do Diário Oficial da União (DOU). No entanto, o presidente precisou realizar dois vetos relevantes, impactando partes específicas da legislação.

O PLP 93/2023, também conhecido como Regime Fiscal Sustentável ou novo arcabouço fiscal, foi desenvolvido para criar um conjunto de dispositivos que supervisionam o endividamento da União. Essa supervisão é alcançada mediante um equilíbrio entre os gastos da Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) e o Produto Interno Bruto (PIB). Esta nova estrutura de controle substitui o conhecido "teto de gastos", cuja aplicação foi implementada durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB-SP).

Leia Mais

A aprovação da PLP ocorreu na Câmara dos Deputados na semana passada, no dia 22 de agosto. A lei está programada para entrar em vigor no próximo ano.

Vetos de Lula: pontos anulados

Lula optou por vetar dois pontos específicos do projeto. O primeiro veto está relacionado ao inciso 3 do artigo 7º do PLP, que abordava as condições para isentar gestores das determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal. O segundo veto diz respeito ao artigo 11 do projeto, que propunha modificações na mesma lei. A nova regra fiscal estipula limites para o crescimento das despesas públicas, contanto que esse crescimento respeite uma taxa de variação real entre 0,6% (piso) e 2,5% (teto) ao ano, com permissão para exceder a inflação.

A justificativa para o veto do item do artigo 7º reside na argumentação de que essa medida agravaria a rigidez da gestão orçamentária em processos que poderiam impactar despesas essenciais do governo federal. Quanto ao segundo veto, o presidente e sua equipe consideraram que a medida poderia prejudicar a eficiência econômica da administração fiscal.

Os ministérios do Planejamento e Orçamento (MPO) e da Fazenda (MF) foram consultados sobre os vetos e endossaram as decisões tomadas.

Lei de Responsabilidade Fiscal e Teto de Gastos

A Lei de Responsabilidade Fiscal, numerada como lei nº. 101/2000, assume a responsabilidade de impor um controle sobre os gastos da União. Seu principal objetivo é prevenir riscos e corrigir desvios que possam afetar o equilíbrio das finanças públicas.

Por outro lado, o Teto de Gastos refere-se à Emenda Constitucional nº. 95/2016. Essa emenda visa regulamentar os gastos do governo federal com base na ideia de que os gastos não devem superar as receitas, considerando a inflação do ano anterior. Originalmente, a emenda previa um período de vigência de 20 anos e, na prática, congelaria os gastos públicos por pelo menos uma década.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES