Sexta-feira Santa é feriado? Ganho em dobro se trabalhar? Veja o que diz a lei

Com a aproximação do feriado nacional da Paixão de Cristo, muitos trabalhadores já se preparam para o tão aguardado “feriadão”

Trabalho na Páscoa | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a aproximação do feriado nacional da Paixão de Cristo, nesta sexta-feira (29), muitos trabalhadores já se preparam para o tão aguardado "feriadão". No entanto, para alguns, a rotina de trabalho seguirá normalmente, levantando questões sobre os direitos e deveres trabalhistas nesta data especial.

Devo trabalhar na Sexta-feira Santa? Depende. Embora o dia 29 de março seja um feriado nacional, alguns serviços podem seguir funcionando normalmente. A legislação prevê que, em caso de convocação para o trabalho em feriados, o empregado tem direito a pagamento em dobro ou a folga compensatória, conforme o artigo 70 da CLT.

E como funciona no domingo de Páscoa? O domingo de Páscoa, no dia 31, não é feriado nacional, ficando a cargo dos estados e municípios decidirem se será feriado ou ponto facultativo. Em caso de trabalho neste dia, a remuneração pode variar conforme acordos individuais, convenções coletivas ou regras específicas do setor.

Tenho direito a faltar algum dia? Caso o empregado seja convocado e necessite faltar, a ausência deve ser justificada, sob risco de penalidades que vão desde advertências até demissão por justa causa, de acordo com a advogada Renata Hélcias.

Faltei ao trabalho, mas fui flagrado na praia. E agora? A obrigatoriedade de comparecimento ao trabalho em feriados implica em sanções caso o empregado seja flagrado descumprindo essa determinação, podendo resultar em descontos na remuneração ou até mesmo demissão por justa causa, ressalta o advogado Fabio Medeiros.

As regras são diferentes para empregado fixo e temporário? Empregados fixos e temporários têm direitos semelhantes em relação à jornada de trabalho, horas extras e folgas, resguardados pela legislação trabalhista. No entanto, especificidades contratuais podem variar conforme o caso.

Como funciona no caso do trabalhador intermitente? Para o trabalhador intermitente, a convocação para o trabalho deve ocorrer com antecedência de até 72 horas, sendo o empregado livre para aceitar ou recusar a oferta. O pagamento nessas situações é calculado com base nas horas efetivamente trabalhadas, com direito a adicional conforme a legislação vigente, explica a advogada Carolina Cabral.

Paea mais informações, acesse meio.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES