Entenda por que o Japão registra muitos terremotos; mais de mil por ano

A localização geográfica do Japão, situado no Círculo de Fogo do Pacífico, onde diversas placas tectônicas convergem, explica essa alta atividade sísmica

Terremoto do Japão | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um tremor de magnitude 7,6 atingiu o Japão, resultando em pelo menos 57 mortos. Entretanto, este terremoto é apenas um dos inúmeros eventos sísmicos que ocorrem anualmente no país, totalizando cerca de 1.500 tremores perceptíveis pela população, de acordo com informações da companhia de trens japonesa.

A localização geográfica do Japão, situado no Círculo de Fogo do Pacífico, onde diversas placas tectônicas convergem, explica essa alta atividade sísmica. A maior delas é a Placa do Pacífico. Regiões no Círculo de Fogo incluem a Cordilheira dos Andes, a Costa Oeste dos Estados Unidos e México, a Indonésia e o próprio Japão.

Essa região é caracterizada por intensa atividade sísmica e vulcânica devido às interações entre as placas tectônicas. Fábio Reis, diretor da Febrageo (Federação Brasileira de Geólogos), destaca que a litosfera, a camada mais superficial e sólida da Terra, é composta por várias placas tectônicas sobre o manto, uma camada mais líquida, resultando em movimentos dessas placas.

Leia Mais

Existem diferentes tipos de interações entre as placas, e no caso do Japão, as bordas convergem, ou seja, movem-se em direção uma à outra. Essa convergência também ocorre em outras regiões, como no Chile, onde a placa de Nazca colide com a Sul-Americana, gerando uma alta frequência de tremores.

As ilhas japonesas encontram-se sobre os limites de várias placas, com a costa oeste sobre a Placa da Eurásia, o sul sobre a Placa das Filipinas, a porção leste sobre a Placa do Pacífico e o norte sobre a Placa Norte-Americana. O terremoto recente ocorreu no ponto de encontro entre as placas da Eurásia, Filipinas e Pacífico.

"A colisão de três placas está acontecendo ali. Por esse tipo de evento o Japão tem muita intensidade de terremotos", explica Reis.

O Japão encontra-se em uma das regiões com maior atividade sísmica do mundo, mas é considerado o país mais bem preparado para enfrentar terremotos, de acordo com a avaliação de Fábio Reis. "Não se pode afirmar que o Chile ou a Indonésia tenham uma atividade sísmica inferior à do Japão, mas este último é o país mais adequadamente equipado para lidar com esses eventos, apesar de seu tamanho reduzido e da alta concentração populacional.

Marcos Ferreira, geofísico do Serviço Geológico do Brasil, ressalta que os eventos secundários associados aos terremotos aumentam a repercussão dos tremores no Japão.

Em termos de magnitude, Japão e Chile já experimentaram terremotos semelhantes. No entanto, no Japão, ocorreu o incidente envolvendo uma usina nuclear, por exemplo. Devido à formação das ilhas, há uma maior probabilidade de ocorrência de tsunamis na região japonesa, enquanto no Chile, embora possível, é menos provável, devido à menor presença de placas oceânicas."

(Com informações do UOL)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES