Fake news: STF nega que homem que morreu por meningite era preso do 8 de janeiro

Segundo o STF, homem preso na penitenciária da Papuda, em Brasília, morreu de meningite.

Penitenciária da Papuda, em Brasília | Correio braziliense
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A notícia que circulou nas redes sociais afirmando que um homem preso na penitenciária da Papuda, em Brasília, era um dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 foi desmentida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (23/1). Segundo o STF, ele, na verdade, morreu de meningite.

Leia Mais

"Ao contrário do que afirmam postagens em redes sociais, o detento que faleceu em 14 de dezembro vítima de meningite na penitenciária da Papuda, em Brasília, não era um dos presos pelos atos do dia 8 de janeiro de 2023", diz o comunicado publicado pela Suprema Corte. Ele estava internado no hospital de Santa Maria, no Distrito Federal.

Segundo o post que circulou na internet, uma mulher afirmou: “Mais uma morte para conta de quem? Tomara que essa família processe o governo. Eles estão fazendo isso para calar quem esteja fazendo manifestação política”, disse.

No entanto, a reportagem utilizada por ela para falar sobre o homem afirmava que ele cumpria pena desde 2017, antes dos ataques do ano passado, que resultou na depredação das sedes dos Três Poderes. O texto não trazia nenhuma relação com os atos golpistas.

“Dos mais de 2 mil detidos por depredação e atos golpistas em 8 de janeiro de 2023, atualmente cerca de 70 pessoas — entre investigados por financiamento e réus já condenados — seguem presos. A maioria responde a processo em liberdade. As prisões são periodicamente reavaliadas, conforme prevê a legislação”, concluiu o STF.

Com informações do Correio Braziliense



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES