Igreja Católica expurga padre que engravidou fiel em São Paulo

A Diocese de Franca esclareceu que o motivo da dispensa foi o envolvimento do padre com uma pessoa, resultando em uma gravidez

Padre Ferdinando Rubio | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Diocese de Franca, no interior de São Paulo, oficializou a dispensa do padre Ferdinando Henrique Pavan Rubio, após este solicitar a liberação de suas atividades na igreja ao descobrir que será pai. O comunicado da diocese, assinado pelo bispo Dom Paulo Roberto Beloto, revela que o próprio padre solicitou a dispensa. Ele era um dos líderes espirituais da Paróquia Santa Luzia, no bairro São Joaquim, desde janeiro de 2023.

A Diocese esclareceu que o motivo da dispensa foi o envolvimento do padre com uma pessoa, resultando em uma gravidez. A orientação da igreja é para que o sacerdote assuma suas responsabilidades de paternidade. O padre, que atuava na Paróquia Santa Luzia, estava afastado de suas funções clericais e do celibato desde setembro, conforme comunicado anterior da Diocese, que pedia compreensão e orações, sem detalhar a razão do afastamento.

Leia Mais

Agora, o padre deve recorrer ao Vaticano para validar a dispensa, seguindo o protocolo da Igreja Católica conhecido como rescrito. Segundo o Direito Canônico, que rege a Igreja Católica, padres não podem ter relacionamentos amorosos nem se casar.

Ferdinando Henrique Pavan Rubio, natural de São José da Bela Vista (SP), foi ordenado padre há oito anos e já atuou em diferentes paróquias, incluindo São Pedro, no bairro Vila Europa, e Santa Gianna, em Franca. Ele também desempenhou o cargo de reitor do Seminário Propedêutico.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES