Infecção grave por COVID-19 pode levar a ter esquizofrenia

A pesquisa diz que a doença respiratória também pode desencadear uma série de sintomas neurológicos

Pessoas que tiveram Covid-19 podem desenvolver esquizofrenia | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo descobriu que pessoas que tiveram Covid-19 tem um aumento de 11% no risco de desenvolver esquizofrenia. Embora vários estudos anteriores tenham detectado uma associação por meio de métodos observacionais entre a gravidade da infecção e a esquizofrenia, esta é a primeira realmente a chegar a investigação e identificar.

A pesquisa publicada na revista científica " Psychiatry Research”, diz que a doença respiratória também pode desencadear uma série de sintomas neurológicos persistentes, como névoa cerebral, fadiga e até psicose . 

A esquizofrenia pode ser desenvolvida por pacientesque tiveram Covid-19 - Pixabay

Distúrbios

Os autores do novo estudo dizem que “o SARS-CoV-2 pode sim invadir o sistema nervoso central.Assim, acaba por impactar a estrutura, metabolismo, função e atividade do cérebro”.

Os pesquisadores analisaram dados de dois estudos de associação de todo o genoma (GWAS), onde é possível que eles estudem todo o genoma de grandes grupos de pessoas para identificar variantes genéticas específicas que estão associadas a determinadas doenças ou características. 

Infecção por Covid-19 pode levar a quadros de esquizofrenia - reprodução

Infecção

Assim, poderiam determinar se aqueles com suscetibilidade genética à hospitalização após infecção por SARS-CoV-2 eram mais propensos a desenvolver esquizofrenia.

Os dois conjuntos de dados GWAS incluíam informações genéticas relacionadas a 122.616 pessoas que contraíram o vírus, e outros 32.519 pacientes que foram hospitalizados pela doença. Depois de avaliar os dados, os autores do estudo descobriram uma ligação entre a responsabilidade genética do COVID-19 grave e o risco de desenvolver esquizofrenia.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES