Em primeira reunião, Guiana e Venezuela prometem 'diminuir controvérsia' sobre Essequibo

O governo da Venezuela disse que os dois países se mostraram dispostos a “continuar com o diálogo”

Presidentes da Guiana e da Venezuela dão aperto de mão durante encontro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, se reuniu nesta quinta-feira (14) presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em São Vicente e Granadinas, país do Caribe, para tentar resolver o impasse sobre Essequibo. Na ocasião, o líder da Guiana disse que não vai permitir mudanças no mapa de seu país. A Venezuela disse que apresentou uma "posição inalterável".  

O encontro, que aconteceu em uma sala reservada do aeroporto de São Vicente e Granadinas, na capital Kingstown foi o primeiro entre os dois líderes desde a escalada da disputa. Maduro e Ali deram um aperto de mão e, segundo o governo venezuelano, se disseram comprometidos em "diminuir a controvérsia em relação ao território de Essequibo". 

O governo da Venezuela disse que os dois países se mostraram dispostos a "continuar com o diálogo" sobre o território, que representa 70% da Guiana, mas que a administração de Maduro reivindica como sua.

"Chegamos a São Vicente e Granadinas com a bandeira da paz e o mandato do povo venezuelano em alto", declarou o líder venezuelano pelas redes sociais.

Em entrevsita a jornalistas após a reunião, Irfaan Ali dsse que exige "respeito à soberania". "Não há narrativas, propagandas que vão alterar o mapa de Guiana".

A região de Essequibo, maior que a Inglaterra e o estado do Ceará, faz parte da Guiana, mas é reivindicada pela Venezuela, que, no início de dezembro, aprovou em referendo a anexação da área. Desde então, movimentos tanto da Venezuela como da Guiana acirraram os ânimos.

O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, foi enviado ao encontro. Fontes do Planalto disseram à GloboNews que Amorim defenderia o diálogo e se manifestaria contra "ações unilaterais que agravem a situação".

Amorim e o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas atuaram apenas como observadores --ou seja, não puderam ter qualquer interferência nas decisões.

Apesar de uma invasão ser apontada como pouco provável por especialistas, Maduro subiu o tom nos dias posteriores à consulta pública: lançou um novo mapa oficial do país contemplando a região de Essequibo e, diante de uma multidão em Caracas, assinou decretos criando oficialmente o estado de Essequibo.

Os Estados Unidos, que já haviam feito parceria militar com a Guiana no ano passado, com foco na crise de Essequibo, anunciaram sobrevoos militares à região, o que Maduro chamou de provocação. Os EUA estudam ainda a criação de uma base militar em Essequibo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES