Venezuela e Guiana se reúnem nesta quinta para discutir posse sobre Essequibo

Nicolás Maduro e Irfaan Ali se encontrarão em uma reunião com a mediação do Brasil, que enviou o assessor da Presidência para fiscalizar o diálogo

Nicolás Maduro - presidente da Venezuela | Mariela Lopez/Anadolu via Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após um referendo, uma ameaça de invasão e a iminência de um conflito armado na fronteira com o Brasil, os presidentes da Venezuela e da Guiana participarão, nesta quinta-feira (14), ao meio-dia (horário de Brasília), do primeiro diálogo direto na disputa pelo território de Essequibo.

A região, que é maior que a Inglaterra e o estado do Ceará, faz parte da Guiana, mas é reivindicada pela Venezuela. No início de dezembro, a Venezuela aprovou, em referendo, a anexação da área, intensificando as tensões entre os dois países.

Nicolás Maduro, da Venezuela, e Irfaan Ali, da Guiana, se encontrarão em uma reunião com a mediação do Brasil, que enviou o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, a São Vicente e Granadinas, país do Caribe e atual presidente de turno da Comunidade de Estados Latino-Americanos (Celac).

O encontro começa com pouca disposição para concessões, já que, nos últimos dias, tanto Venezuela quanto Guiana se mostraram irredutíveis quanto às suas demandas. O presidente guianês afirmou que não tratará de Essequibo na reunião, enquanto Maduro defenderá o "direito legítimo" da Venezuela sobre o território.

Fiscalização

Celso Amorim e o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, atuarão apenas como observadores, sem poder interferir nas decisões.

O encontro é visto como um primeiro passo para aplacar os ânimos em uma crise que escalou rapidamente após a Venezuela aprovar a anexação de Essequibo em um referendo com a participação da metade da população.

Embora a invasão seja considerada pouco provável por especialistas, Maduro intensificou a retórica nos dias seguintes à consulta pública, lançando um novo mapa oficial do país que inclui a região de Essequibo. Os Estados Unidos, parceiros militares da Guiana, anunciaram sobrevoos militares à região, considerados provocativos por Maduro.

A possibilidade de diálogo surgiu dias depois de uma conversa por telefone entre Maduro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No sábado (9), os líderes da Guiana e de São Vicente e Granadinas anunciaram o encontro, convidando Lula para participar como observador, mas o Brasil optou por enviar Celso Amorim.

Resolução da crise

Em carta ao premiê de São Vicente e Granadinas, Maduro defendeu o diálogo para resolver a crise, reafirmando o "direito legítimo" da Venezuela sobre Essequibo e destacando a "interferência" dos Estados Unidos na disputa.

A Venezuela alega ser a verdadeira proprietária de Essequibo, um trecho de 160 quilômetros quadrados que corresponde a cerca de 70% de toda a Guiana. A região é disputada há mais de um século, e a decisão final sobre a propriedade pode demorar anos. A Corte Internacional de Justiça decidiu, em dezembro, que a Venezuela não pode anexar Essequibo, mas Caracas ignorou a decisão e realizou o referendo. O Conselho de Segurança realizou uma reunião extraordinária para debater a questão.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES