Maduro chega para encontro com Guiana intermediado pelo Brasil

As tensões aumentaram após ameaças de invasão e o risco iminente de conflito armado na fronteira com o Brasil

Nicolás Maduro - presidente da Venezuela | Reprodução/IstoÉ
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, desembarcou na manhã desta quinta-feira (14) em São Vicente e Granadinas, no Caribe, marcando o primeiro encontro presencial com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, desde o referendo realizado por Caracas para anexar a região de Essequibo, território disputado que faz parte da Guiana. As tensões aumentaram após ameaças de invasão e o risco iminente de conflito armado na fronteira com o Brasil.

As novas regras estabelecem que o diálogo direto entre os líderes acontecerá ao meio-dia (horário de Brasília), mediado pelo Brasil, representado pelo assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim. Fontes do Planalto indicam que a abordagem brasileira será pela defesa do diálogo e contra "ações unilaterais que agravem a situação".

"Chegamos a São Vicente e Granadinas com a bandeira da paz e o mandato do povo venezuelano em alto", afirmou Maduro pelas redes sociais ao chegar, sendo recebido pelo primeiro-ministro local, Ralph Gonsalves, também presidente de turno da Comunidade de Estados Latino-Americanos (Celac).

O encontro, visto como um primeiro passo para reduzir as tensões na crise recente, começou com poucas disposições para concessões. O presidente guianês declarou que não pretende tratar de Essequibo na reunião, enquanto Maduro afirmou que defenderá o "direito legítimo" da Venezuela sobre o território.

Celso Amorim e o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas atuarão como observadores, sem poder interferir nas decisões. O diálogo surge após uma série de eventos, incluindo o referendo venezuelano, a ameaça de invasão e a declaração de Essequibo como um estado venezuelano, ampliando as tensões.

A Venezuela reivindica Essequibo, uma área maior que a Inglaterra e o estado do Ceará, que corresponde a cerca de 70% da Guiana, onde moram 125 mil pessoas. O território é alvo de uma disputa que atravessa mais de um século e ganhou destaque após a descoberta de petróleo na região em 2015. A Corte Internacional de Justiça decidiu em dezembro que a Venezuela não pode anexar Essequibo, mas a resolução final pode demorar anos. O diálogo, portanto, busca proporcionar um ponto de partida para negociações diretas entre os dois países.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES