Israel barra abertura de fronteira com Gaza e dificulta resgate de brasileiros

Havia a expectativa de que fosse formado, durante algumas horas nesta segunda-feira, um corredor humanitário para a evacuação de civis

Crise humanitária | Mohammed Faeq/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (16), o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, declarou que o governo de Israel ainda não adotou uma posição que viabilize a abertura da fronteira entre o país e Rafah, no sul da Faixa de Gaza. A informação foi reportada pelo jornal estadunidense The Guardian.

Havia a expectativa de que, por algumas horas nesta segunda-feira, fosse estabelecido um corredor humanitário permitindo que civis na Faixa de Gaza deixassem a região através da fronteira com o Egito. Entretanto, Israel afirmou que não haveria um cessar-fogo.

Leia Mais

Conforme o The Guardian, houve movimentação de caminhões de combustível com bandeira da Organização das Nações Unidas (ONU) na manhã desta segunda-feira, mas a passagem entre o Egito e a Faixa de Gaza permaneceu fechada.

No domingo (15), Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República, destacou que o Brasil depende de um acordo entre Israel, Egito e Estados Unidos para criar o corredor humanitário na Faixa de Gaza e repatriar os brasileiros presentes na região.

Amorim afirmou que o governo brasileiro fez todo o possível para viabilizar o transporte, tanto em termos logísticos quanto políticos. Agora, aguarda uma resolução para permitir a passagem dos brasileiros do sul da Faixa de Gaza para o Egito, de onde será organizado o transporte de volta ao Brasil.

O assessor destacou que a pior situação seria o Egito autorizar a passagem para outras nacionalidades e não para o Brasil, confiando na boa relação diplomática entre o país e o governo egípcio.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES