Israel declara Lula “persona non grata” após comparação com Holocausto

O presidente brasileiro comparou as ações israelenses na Faixa de Gaza a um “genocídio” e uma “chacina” do povo palestino

Benjamin Netanyahu e Lula | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (19), o governo de Israel anunciou que considera o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma "persona non grata" no país. A decisão foi tomada em resposta às declarações recentes do presidente brasileiro, que comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, expressou a posição do governo em suas redes sociais, afirmando: "Não perdoaremos e não esqueceremos - informei ao Presidente Lula que ele é uma persona non grata em Israel até que peça desculpas e se retrate". Katz também destacou que a comparação feita por Lula é considerada um "grave ataque antissemita que profana a memória daqueles que morreram no Holocausto".

As declarações polêmicas de Lula foram proferidas durante uma entrevista em Adis Abeba, na Etiópia, onde participou da 37ª Cúpula da União Africana e reuniões bilaterais com líderes africanos. O presidente brasileiro comparou as ações israelenses na Faixa de Gaza a um "genocídio" e uma "chacina", fazendo uma analogia com os crimes cometidos pelos nazistas liderados por Adolf Hitler.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu classificou a afirmação de Lula como uma banalização do Holocausto, declarando em uma rede social: "Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é ultrapassar uma linha vermelha. Israel luta por sua defesa e garantia do seu futuro até a vitória completa".

Além disso, Netanyahu anunciou a convocação do embaixador do Brasil para uma reunião sobre as declarações de Lula, ressaltando a gravidade das afirmações do presidente brasileiro. A comunidade israelita no Brasil, representada pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), também repudiou as declarações de Lula, classificando-as como "distorção perversa da realidade".

As tensões diplomáticas aumentam após a decisão do governo israelense, enquanto a comunidade internacional observa atentamente o desenrolar dessa situação delicada.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES