Centrão pressiona Lira e Pacheco para reverter vetos de Lula a emendas parlamentares

Outro tema que ganhará destaque é o projeto de lei que acaba com a “saidinha” temporária de presos, que será votado no plenário do Senado na terça-feira

Lula, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira | Reprodução/NEXO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o término das festividades de carnaval, o Congresso Nacional volta suas atenções nesta semana para temas relevantes, incluindo o debate sobre os vetos presidenciais ao Orçamento 2024, a medida provisória da reoneração da folha de pagamentos e o projeto de lei que propõe o fim da chamada "saidinha" temporária de presos.

Na terça-feira (20), deputados e senadores se reunirão na Comissão Mista do Orçamento (CMO). Embora a pauta oficial seja a medida provisória que abre crédito extraordinário de R$ 360,9 milhões para três ministérios, o relator da Lei Orçamentária Anual (LOA), deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP), indicou que o debate sobre os vetos ao Orçamento também será discutido.

Parlamentares do centrão pressionam o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para agendar uma sessão destinada à análise dos vetos o quanto antes, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retirou R$ 5,6 bilhões das emendas parlamentares aprovadas no Orçamento deste ano.

Outro tema que ganhará destaque é o projeto de lei que acaba com a "saidinha" temporária de presos, que será votado no plenário do Senado na terça-feira. A urgência da proposta foi aprovada antes do recesso do carnaval, e o projeto, em tramitação desde 2013, já foi aprovado na Câmara dos Deputados em agosto de 2022.

No Senado, também está em discussão a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita a candidatura de militares da ativa nas eleições. O texto está em debate desde a semana passada e deve completar cinco sessões para ir à votação.

A reoneração da folha de pagamentos aguarda o envio de um projeto de lei pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para substituir a medida provisória editada no final do ano passado, revertendo a prorrogação da desoneração dos setores intensivos de mão de obra até 2027. A medida aguarda deliberação, visto que a MP também altera benefícios fiscais e limita compensações de créditos tributários.

Na Câmara, líderes buscam uma reunião com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para definir a agenda da semana e os projetos prioritários a serem votados. O retorno às atividades legislativas promete uma semana intensa e decisiva para diversas questões fundamentais para o país.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES