Saiba qual foi a alimentação das crianças colombianas durante os 40 dias

Eles viajavam com a mãe da aldeia amazônica de Araracuara para San Jose del Guaviare quando o avião caiu na madrugada de 1º de maio.

Saiba qual foi a alimentação das crianças colombianas durante os 40 dias | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As quatro crianças indígenas enfrentaram uma situação extremamente difícil após um acidente de avião na Amazônia, no qual três adultos perderam a vida. Durante 40 dias, elas tiveram que sobreviver na selva até serem encontradas com vida por soldados colombianos. Essa história de busca e resgate com final feliz capturou a atenção da nação, reunindo esforços entre militares e indígenas, grupos que muitas vezes têm interesses opostos.  

Durante o período em que estiveram perdidas na floresta, a farinha de mandioca e o conhecimento sobre as frutas nativas desempenharam um papel fundamental na extraordinária sobrevivência das crianças. A farinha de mandioca, um alimento comum na região, provavelmente foi uma importante fonte de energia e nutrição para elas. 

Além disso, a familiaridade das crianças com as frutas da floresta permitiu que elas encontrassem alimentos naturais para se alimentar, mesmo em um ambiente hostil, repleto de cobras, mosquitos e outros animais. Os integrantes do povo Huitoto, de 13, 9 e 4 anos e 1 ano, deverão permanecer no mínimo duas semanas em um hospital recebendo tratamento após o resgate na sexta-feira (9).

Após a intensa busca e resgate, as crianças foram encontradas no sábado (10) e levadas ao hospital em Bogotá, onde receberam cuidados médicos. A presença de familiares, o presidente Gustavo Petro, autoridades do governo e militares trouxe um momento de alívio e emoção. O ministro da Defesa, Iván Velásquez, informou aos repórteres que as crianças estão sendo hidratadas, mas ainda não estão em condições de se alimentar adequadamente. 

Eles viajavam com a mãe da aldeia amazônica de Araracuara para San Jose del Guaviare quando o avião caiu na madrugada de 1º de maio. O avião monomotor Cessna transportava três adultos e quatro crianças quando o piloto declarou emergência devido a uma falha no motor. A pequena aeronave saiu do radar pouco tempo depois e uma busca por sobreviventes começou.

“Quando o avião caiu, eles retiraram (dos destroços) uma 'fariña' e, com ela, sobreviveram”, disse o tio das crianças, Fidencio Valencia, a repórteres fora do hospital. 'Fariña' é uma farinha de mandioca que as pessoas comem na região amazônica. “Depois que a 'fariña' acabou, eles começaram a comer sementes”, disse Valencia.





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES