San Marino elege primeiro chefe de Estado abertamente gay do mundo

Paolo Rondelli é um dos dois capitães regentes, eleitos por voto indireto, que vão presidir San Marino

San Marino elege primeiro chefe de Estado gay do mundo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A minúscula República de San Marino, um enclave no território italiano, elegeu nesta sexta-feira (1º) o primeiro chefe de Estado abertamente gay do mundo, um fato que os ativistas classificaram como "histórico".

Leia Mais

Paolo Rondelli é um dos dois capitães regentes, eleitos por voto indireto, que vão presidir San Marino, um micro-Estado de 34.000 habitantes, durante os próximos seis meses, conforme a tradição.

San Marino elegeu o primeiro chefe de Estado abertamente gay do mundo (Foto: Divulgação)Em sua conta do Facebook, Rondelli afirmou que "provavelmente serei o primeiro chefe de Estado do mundo pertencente à comunidade LGBTQIA+".

Marco Tonti, chefe da associação Arcigay em Emilia Romagna, a região italiana em que San Marino está localizada, saudou "um acontecimento histórico".

"É o primeiro chefe de Estado abertamente homossexual e ativista dos direitos da comunidade LGBTQIA+", afirmou. "Há precedentes entre os chefes de governo e ministros, mas é inédito no mundo para um chefe de Estado."

De fato, vários governos são ou foram dirigidos por personalidades declaradas homossexuais, entre elas Xavier Bettel, primeiro-ministro de Luxemburgo desde 2013, e a islandesa Johanna Sigurdardottir (2009-2013).

Os políticos italianos participaram, nesta sexta-feira, da cerimônia de posse dos dois capitães regentes, entre eles a ministra da Justiça Marta Cartabia e a senadora Monica Cirinnà, famosa na península pelo seu compromisso com os direitos da comunidade LGBTQIA+.

Paolo Rondelli é um dos "dois capitães regentes" de San Marino (Foto: Divulgação)Rondelli é "um homem de imensa cultura e grande experiência diplomática e política. Lutou pelos direitos das mulheres e das pessoas LGBTQIA+ e não só em San Marino", escreveu Cirinnà em sua conta do Facebook.

um dia histórico que me enche de alegria e orgulho, porque Paolo Rondelli será, a partir de hoje e durante os próximos seis meses, o primeiro chefe de Estado do mundo pertencente à comunidade LGBTQIA+", acrescentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES