Secretário dos EUA vai a Israel, que se prepara para 'próxima fase da guerra'

Além de sua chegada a Tel Aviv, Blinken tem planos de viajar para a Jordânia, onde pretende se reunir com líderes regionais.

Ministro israelense Eli Cohen recebe secretário de Estado dos EUA Antony Blinken | Jacquelyn Martin / POOL / AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta manhã de quinta-feira, Antony Blinken, o Secretário de Estado dos Estados Unidos, chegou a Tel Aviv em meio a uma escalada do conflito, quando as forças militares israelenses informaram que suas tropas estavam se concentrando na fronteira com Gaza, preparando-se para a próxima etapa da guerra.

Além de sua chegada a Tel Aviv, Blinken tem planos de viajar para a Jordânia, onde pretende se reunir com líderes regionais. Ele declarou: "Nós os apoiamos hoje, faremos o mesmo amanhã e continuaremos fazendo isso todos os dias". O secretário se comprometeu a realizar reuniões com altos funcionários israelenses no contexto do conflito.

Estava agendado que o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, se encontraria com Blinken na sexta-feira, conforme anunciado por um importante membro da Autoridade Palestina nas redes sociais. Vale destacar que esse grupo possui controle limitado sobre partes da Cisjordânia e foi expulso de Gaza pelo Hamas em 2007.

Na noite de quarta-feira, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu, em declarações transmitidas pela televisão, "eliminar e derrotar" o Hamas em resposta à incursão do grupo no sul de Israel no fim de semana, o que representou o ataque mais mortífero ao país em meio século.

Hospitais de Gaza estão sobrecarregados - Foto: Bashar Taleb/AFP

Este é o sexto dia de confrontos entre Israel e o Hamas em Gaza, um conflito que já resultou em milhares de vidas perdidas. Os bombardeios continuaram mesmo durante a visita de Blinken, que enfatizou a solidariedade com seu aliado no Oriente Médio, ao mesmo tempo em que instou à moderação para proteger os civis palestinos.

O exército israelense respondeu a uma ofensiva do Hamas, que teve início no último sábado, quando militantes atacaram e mataram 1,2 mil israelenses, a maioria deles civis, além de fazer cerca de 150 reféns. Em resposta, as forças de Tel Aviv lançaram milhares de ataques e estão planejando uma invasão terrestre no território controlado pelos terroristas.

Nos seis dias desde o início do ataque sem precedentes do Hamas, a região testemunhou a morte de mais de 1,2 mil palestinos em Gaza, com bombardeios que destruíram bairros inteiros e milhares de edifícios. Este se tornou o conflito mais sangrento da história da região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES