Tribunal argentino diz que reforma trabalhista de Milei é inconstitucional

A reforma trabalhista de Milei já havia sido suspensa pelo tribunal, atendendo a uma solicitação da Confederação Geral do Trabalho da Argentina

Trecho da reforma trabalhista de Milei foi considerado inconstitucional | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tribunal da Argentina decidiu nesta terça-feira (30) pela inconstitucionalidade de trecho da reforma trabalhista que o presidente Javier Milei tentou implementar por meio de um decreto anunciado em dezembro do ano passado. A decisão foi assinada por três membros da Câmara Nacional do Trabalho, uma instância da justiça trabalhista. O órgão declarou "invalidez constitucional do Título IV (artigos 53.º a 97.º) do DNU 70/2024, por ser contrário ao artigo 99.º, inc. 3o, da Constituição Nacional".

A reforma trabalhista anunciada por Milei já havia sido suspensa pelo tribunal, atendendo a uma solicitação da Confederação Geral do Trabalho da República Argentina (CGT), central sindical histórica da Argentina e a maior e mais influente do país. Os líderes sindicais realizaram uma greve nacional na semana passada contra as reformas do governo.

O tribunal considerou que as alterações propostas deveriam ser decididas pelo Poder Legislativo e não pelo Executivo, informou o jornal Clarín.

O governo poderia ter proposto a reforma por meio do Congresso, em vez de tentar implementá-la por meio de uma ordem executiva urgente, escreveram os juízes na decisão. O único recurso de Milei é apelar para a Suprema Corte ou forçar a reforma no Congresso. A Câmara dos Deputados da Argentina realizará uma sessão na quarta-feira para debater o chamado projeto de lei geral de Milei.

Greve geral na Argentina

As medidas trabalhistas de Milei se concentraram na simplificação das obrigações de pagamento de indenização dos empregadores e nos "períodos de experiência" antes que uma empresa contrate um trabalhador com contrato em tempo integral, entre outras reformas. A Argentina tem custos trabalhistas mais altos em relação à produtividade do trabalhador.

Os títulos argentinos em dólar com vencimento em 2030 caíam 0,4 centavo, para cerca de 41 centavos de dólar, ampliando as quedas depois que o La Nacion publicou a decisão do tribunal.

Com informações do Bloomberg via O Globo e UOL

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES