Mulheres são maioria entre estudantes que vão fazer o Enem 2023

Dados do Inep mostram que a maioria dos candidatos é mulher, parda, tem 17 anos e já terminou o ensino médio.

Provas do Enem serão aplicadas neste domingo (5) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (5) e no próximo (12), mais de 3,9 milhões de pessoas farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que a maioria dos estudantes é mulher, parda, tem 17 anos e já terminou o ensino médio. A maior parte dos candidatos tem 17 anos (26,4%), seguida pelas faixas etárias de 21 a 30 anos (19,4%) e de 16 ou menos (15,5%). Aqueles que têm exatamente 18 anos são 15,4%.

Leia Mais

De acordo com o portal g1, no Brasil, 61,3% dos candidatos são mulheres, e 38,7%, homens. A Bahia é o estado com maior presença feminina (65%), e o Ceará, masculina (44%).

O levantamento mostrou também que mais de 1,8 milhão (48,2%) dos que farão a prova já concluíram o ensino médioOs que terminarão esta etapa em dezembro são 35,6%. O restante é de treineiros (quem ainda está no 1º ou no 2º ano ou quem quer testar seus conhecimentos mesmo após parar de estudar no ensino fundamental).

Confira outros dados interessantes do Enem deste ano:

Pagamento das taxas de inscrição: Dos candidatos, 63% foram isentos da taxa de inscrição, incluindo alunos da rede pública, bolsistas integrais de escolas particulares e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os outros 37% pagaram a taxa de R$ 85.

Candidatos com 60 anos ou mais: No Brasil inteiro, a parcela de candidatos com 60 anos ou mais representou apenas 0,3% do total. Em números absolutos, os estados com mais idosos foram o Rio de Janeiro (1.735 pessoas), São Paulo (1.250) e Minas Gerais (1.039).

Locais de prova e salas de aplicação: O Enem contou com 9.399 locais de prova e 132.456 salas de aplicação, distribuídos em 1.750 municípios nas 27 unidades da Federação.

Candidatos trans: Foram feitos 1.526 pedidos de tratamento por nome social, demonstrando a importância da inclusão e respeito à identidade de gênero.

Atendimento especializado: A maioria das solicitações de atendimento especializado é proveniente de candidatos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que têm direito a 1 hora a mais de prova, e de candidatos com baixa visão, que podem optar pela versão ampliada do Enem ou receber auxílio para leitura. Essas medidas visam garantir que todos os candidatos tenham a oportunidade de realizar o exame em condições justas.

Datas das provas

Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. No segundo dia, de Ciências da Natureza e Matemática.

Fique de olho nos horários das provas do Enem

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Término das provas no 1º dia: 19h

Término das provas no 2º dia: 18h30

O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos.

 O que levar no dia da prova?

• RG ou outro documento oficial com foto. Os documentos que são aceitos pelo Inep são: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital;

• Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta. Leve pelo menos duas para o caso de uma falhar;

• Cartão de confirmação de inscrição;

• Água em garrafa transparente;

• Pode levar lanche. Sugestões: barra de cereais, castanhas, chocolate;

- O que não pode levar no dia da prova?

• Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico. Caso o candidato leve algum desses objetos eles serão recolhidos, desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala e só serão devolvidos no final da prova. Caso algum som seja emitido pelos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;

• Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;

• Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES