Museu do Divino Espírito Santo será parte do Museu “Casas de Amarante”

O roteiro do projeto pioneiro no Brasil inclui o Museu do Divino, Museu da Dança, Museu da Igreja Batista, Museu da 1ª Botica do Piauí e mais cinco casarões espalhados pela cidade

Museu do Divino, em Amarante, possui mais de 50 oratórios | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aberto ao público pela primeira vez em 2007 e inaugurado em 2008, o Museu do Divino passa agora a integrar o Museu ‘Casas de Amarante’, que abriga nove casarões históricos da cidade e deve ser inaugurado  em setembro.

O acervo do museu está presente desde a entrada, que preserva a memória da sua fundadora, ao primeiro dos mais de 50 oratórios, bandeiras e estandartes usadas na procissão da festa do Divino, móveis do século XIX entre eles um armário com mais de 200 pingentes e terços e uma cristaleira, uma capela, miniaturas do Divino Espírito Santo, quadros que representam a festa do Divino e a paisagem de Amarante, entre muitos outros itens.

Museu do Divino, em Amarante, possui mais de 50 oratórios 

Fruto de acervo pessoal da família de Dona Dedé e de doação de outros moradores de Amarante, o acervo hoje conta com aproximadamente mais de 500 itens, que ainda não foram inventariados. Somente oratórios são mais de 50, que ficam em dois quartos da casa. O museu tem, ao todo, quatro cômodos abertos à visitação e uma pequena capela.

Quem visita o museu do Divino em Amarante é marcado por um forte sentimento de fé que foi repassado de geração para geração e que permeia toda cidade de Amarante. Os visitantes também podem deixar a sua marca no local, assinando o livro de presença, que por sinal, já foi assinado por visitantes de todo o Brasil e de países como Estados Unidos.

Museu do Divino, em Amarante, guarda um acervo de mais de 200 pingentes religiosos 

HISTÓRIA DA FESTA DO DIVINO 

A festa do Divino Espírito Santo, em Amarante, se tornou uma tradição popular dos moradores e acontece no Domingo de Pentecostes, exatamente 50 dias após o domingo de Páscoa. Mas somente a partir de 1954 Dona Dedé (Josefa Pereira de Araújo) resolveu ressignificar a cultura quando deu início a uma coleção de objetos relacionados à religiosidade popular em torno do Divino Espírito Santo e da representação que eles têm para a população de Amarante.

Primeiro oratório de dona Dedé faz parte do acervo do Museu do Divino, em Amarante 

Após sua morte, em 1984, a casa da família continuou a receber objetos religiosos e foi mantida pelos sobrinhos Raimunda Nonata Pereira da Costa, a professora Mundinha, e Marcelino Leal Barroso de Carvalho. Em 2008 foi instituído como museu, o primeiro de iniciativa privada do gênero religioso, no Brasil.

A casa em que funciona o Museu do Divino integra o conjunto histórico e paisagístico de Amarante, em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

PROJETO VIVAMAR

O Museu Casas de Amarante integra a segunda etapa do projeto VivAmar, que será inaugurada no mês de setembro pelo prefeito Diego Teixeira. A primeira etapa, a requalificação da escadaria Da Costa e Silva com uma intervenção artística do grupo Cactus, foi entregue no mês de agosto.  

O roteiro do projeto pioneiro no Brasil inclui o Museu do Divino, Museu da Dança, Museu da Igreja Batista, Museu da 1ª Botica do Piauí e mais cinco casarões espalhados pela cidade, como explica o arquiteto Paulo Vasconcelos, responsável pelo projeto. “Cada casa tem a sua própria atração. Temos uma barbearia de época, que ainda funciona, portanto, um museu vivo. Temos também uma botica e uma casa dedicada às danças de Amarante, que é uma marca cultural da cidade”, afirma o arquiteto Paulo Vasconcelos que assina o projeto.

Ao todo, são nove pontos de visitação. Portanto, nove casas. Algumas são patrimônio municipal da Prefeitura, outras são propriedades particulares, mas todas elas serão integradas e articuladas num programa de visitação, com guias e legendas padronizadas. “Isso é interessante porque gera uma sinergia, faz com que as pessoas tenham que andar na cidade, visitando o centro histórico”, completa o arquiteto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES