OMS inclui novos alimentos na lista de cancerígenos; saiba quais

As recomendações são baseadas em evidências científicas e têm o objetivo de informar e orientar o público sobre medidas de prevenção.

Aspartame é uma das substâncias que entraram para a lista de alimentos com risco de provocar câncer | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc), ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), atualizou a lista de alimentos e substâncias que podem estar associados ao risco de câncer, incluindo o aspartame, carne processada e bebidas alcoólicas. As recomendações são baseadas em evidências científicas e têm o objetivo de informar e orientar o público sobre medidas de prevenção.

O aspartame, um dos adoçantes artificiais mais comuns do mundo, foi identificado como um possível cancerígeno pela Iarc e não leva em conta a quantidade que pode ser considerada segura para consumo. O aspartame é encontrado em produtos como refrigerantes dietéticos, sendo utilizado em cerca de 95% dos refrigerantes carbonatados que contêm adoçante. A decisão final sobre essa classificação deve ser anunciada em 14 de julho e não leva em consideração a quantidade considerada segura para consumo. Essa classificação busca estimular pesquisas adicionais para avaliar quaisquer perigos potenciais do aspartame com base nas evidências científicas disponíveis.

O consumo de carne processada e de carne vermelha também entrou na recomendação para prevenir o câncer de intestino e estômago. Segundo a Iarc, carnes processadas, como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru ou blanquet de peru, foram associadas ao risco de câncer de intestino e o consumo de carne vermelha deve ser limitado a não mais do que cerca de 500 gramas por semana.

Outra recomendação feita pela Iarc é em relação ao consumo de bebidas alcoólicas. A instituição destaca que o álcool está relacionado a mais de 200 doenças e lesões, tendo um impacto significativo na carga de doenças. O consumo de bebidas alcoólicas é considerado um fator causal para distúrbios mentais e comportamentais, cirrose hepática, além de estar relacionado a alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

Alimentação saudável 

A Iarc também enfatiza que uma alimentação baseada principalmente em alimentos de origem vegetal, como vegetais, leguminosas, cereais não processados e grãos, pode reduzir o risco de câncer. Estima-se que o risco de câncer seja cerca de 11% menor em pessoas que consomem predominantemente alimentos vegetais em comparação com aquelas com baixa ingestão desses alimentos.

É importante ressaltar que essas recomendações são baseadas em evidências científicas disponíveis até o momento e buscam fornecer informações relevantes para a saúde pública. Cabe aos indivíduos fazer escolhas informadas sobre sua alimentação e estilo de vida, levando em consideração essas orientações, bem como consultando profissionais de saúde qualificados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES