ONU terá reunião para tratar ataques terroristas de Hamas contra Israel

Segundo autoridades, quase 800 pessoas morreram, além de milhares feridos e desaparecidos.

ONU convoca reunião para tratar ataques terroristas de Hamas contra Israel | FOTO: AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem o Brasil em sua presidência rotativa, terá uma reunião na tarde deste domingo (08), em Nova York, para tratar sobre os violentos ataques terroristas do grupo extremista islâmico Hamas contra civis e militares israelenses que ocorrem desde sábado (07).

Segundo autoridades, quase 800 pessoas morreram, além de milhares feridos e desaparecidos. O terrorismo contra Israel alarmou a comunidade internacional, que tenta evitar uma escalada da violência no Oriente Médio. A ofensiva surpresa, com bombardeios e avanços por terra, é considerada pelas autoridades israelenses como uma das maiores da história do país.

Leia Mais

Os esforços e limites da ONU O Brasil, que convocou a reunião de emergência na ONU, condenou os ataques do Hamas, alegou que “não há justificativa para o recurso à violência, sobretudo contra civis” e pediu aos envolvidos para “exercerem máxima contenção a fim de evitar a escalada da situação”.

O Conselho da ONU é composto por cinco membros permanentes e com poder de veto: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. Outros 10 países fazem parte do Conselho de forma temporária, com mandato de dois anos: Brasil, Albânia, Equador, Emirados Árabes, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique e Suíça.

ONU convoca reunião para tratar ataques terroristas de Hamas contra Israel | FOTO: Reuters

Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou sobre a guerra. Segundo ele, o Brasil "não poupará esforços" para evitar a escalada do conflito no Oriente Médio entre israelenses e palestinos. A ONU pode aprovar um pronunciamento contra o conflito e pedir por negociações de paz. 

“Fiquei chocado com os ataques terroristas realizados hoje contra civis em Israel, que causaram numerosas vítimas [...] O Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito, inclusive no exercício da Presidência do Conselho de Segurança da ONU [...] Conclamo a comunidade internacional a trabalhar para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados”, declarou o presidente Lula.

Foto: Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images

À Rede Meio Norte, o brasileiro Samuel Ben Zikri, que mora em Israel, falou que o grupo terrorista não quer acordo de paz, e que semana passada, estes receberam apoios financeiros para “se manter calmo”. O que não aconteceu. 

“Ainda esta semana, o Hamas recebeu dinheiro tanto dos Estados Unidos quanto do Catar, para se manter calmo. Além do mais, está sendo assinado a normatização de Israel com o mundo Árabe. O Irã, que não tem interesse em ter essa normatização, financia esses ataques terroristas, tanto na Síria, no Líbano, e em Gaza, ou seja, o maior responsável é o Irã, que não tem interesse nessa paz, o problema é unicamente religioso. Então não existe interesse do Hamas nesta paz, que nós tanto almejamos”, explicou o guia brasileiro em Israel, Samuel Ben Zikri.

A ação dos extremistas surpreendeu a inteligência do governo israelense, que não conseguiu antecipar o ataque e permitiu, dessa forma, que diversos pontos mais distantes da Faixa de Gaza fossem invadidos. Os terroristas invadiram o território de Israel em mais de 20 pontos e iniciaram os ataques.

Homem corre após explosão provocada por foguete lançado da Faixa de Gaza | FOTO: REUTERS/Amir Cohen

LÍDERES MUNDIAIS DECLARAM APOIO A ISRAEL

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reiterou o apoio americano e o direito à defesa israelense. “Nunca há justificativa para ataques terroristas e o apoio da minha administração à segurança de Israel é sólido e inabalável”, continuou o presidente americano. Biden pontuou que este não é o momento para que “partes hostis a Israel” aproveitem a situação para obter vantagem.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, também se pronunciou duramente sobre os ataques. Ele pediu que “todos os esforços diplomáticos” sejam feitos para evitar a escalada da violência. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, definiu os “ataques hediondos” como “terrorismo na sua forma mais desprezível”. “Condeno inequivocamente o ataque realizado pelos terroristas do Hamas contra Israel”, destacou.

Palestinos reagem quando um veículo militar israelense pega fogo | FOTO: Reuters

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia emitiu comunicado em que pede pelo cessar-fogo. “Pedimos aos lados palestino e israelense que implementem um cessar-fogo imediato, renuncie à violência e exercite a contenção necessária e estabeleçam, com a ajuda da comunidade internacional, um processo de negociação destinado a estabelecer a paz ampla, duradoura e há muito aguardada no Oriente Médio”, diz o pronunciamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES