Período chuvoso agrava ainda mais o risco de colapso da mina Braskem em Maceió

Boletim da Defesa Civil divulgado neste domingo (3) mostra que solo segue afundando a 0,7 cm por hora na capital do Alagoas

Casas abandonadas devido ao colapso | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em mais um boletim divulgado na manhã deste domingo (3), a Defesa Civil de Maceió reiterou que a mina nº 18, sob risco iminente de colapso, mantém uma velocidade de deslocamento de 0,7 cm por hora. Essa velocidade permanece constante desde as 9h do sábado (2), indicando uma estabilidade na subsidência do solo.

Apesar da aparente estabilidade, o órgão municipal permanece em alerta máximo para o risco de colapso na mina localizada no bairro do Mutange. O comprometimento do solo é associado à exploração de sal-gema pela Braskem. A cidade já se encontra em situação de emergência, decretada pelo prefeito de Maceió, JHC (PL-AL), por 180 dias em 29 de novembro.

O deslocamento vertical acumulado até a manhã deste domingo foi de 1,69 metros, indicando um movimento de 10,8 cm nas últimas 24 horas. A Defesa Civil reforça a recomendação de precaução, aconselhando que a população evite transitar na área desocupada até uma nova atualização do órgão, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para mitigar o perigo.

Impacto da mineração de sal-gema em Maceió

A área urbana de Maceió abriga um total de 35 minas de sal-gema, exploradas ao longo de 44 anos. Inicialmente, a empresa responsável pela escavação foi a Salgema Indústria Químicas de Alagoas, posteriormente renomeada para Braskem. A mineração nesses poços desencadeou o deslocamento do solo ao longo dos anos, resultando em uma tragédia que forçou dezenas de milhares de pessoas a deixarem suas residências desde 2018.

A escavação desenfreada da Braskem afetou diretamente cinco bairros: Bebedouro, Mutange, Pinheiro, Farol e Bom Parto. Moradores das áreas de maior risco foram realocados, enquanto aqueles em regiões menos críticas permanecem em uma espécie de isolamento urbano, como é o caso da comunidade dos Flexais.

Condições climáticas e chuvas agravam a situação

A Defesa Civil alerta que as condições climáticas, especialmente chuvas em excesso, podem agravar o risco de colapso na mina 18 da Braskem. No entanto, neste domingo, Maceió amanheceu com tempo aberto e baixa previsão de chuva (5%). Algumas chuvas leves foram registradas pela manhã no bairro de Bebedouro, próximo ao Mutange.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES