Plenário da ONU dá as costas à embaixadora dos EUA durante reunião de Comitê; Vídeo!

Vídeos que circulam na internet mostram o momento em que as pessoas dão às costas para a embaixadora norte-americana.

EUA rejeitaram proposta do Brasil no Conselho de Direitos Humanos da ONU | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dezenas de pessoas que participavam de uma reunião do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, na Suíça, nesta quarta-feira (18), protagonizaram um protesto histórico, ao virarem as costas para a embaixadora dos Estados Unidos no órgão, Michele Taylor, enquanto a representante diplomática discursava. Vídeos que circulam na internet mostram o momento em que as pessoas dão às costas para a embaixadora norte-americana. 

Leia Mais

O gesto seria um protesto de ativistas norte-americanos e de outras pessoas que acompanhavam a sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU contra a posição do país com relação à guerra no Oriente Médio, principalmente após o bombardeio supostamente israelense contra um hospital na Faixa de Gaza que matou centenas de civis palestinos, incluindo crianças. 

Nesta quarta-feira (18), as críticas se intensificaram após o país dar o único voto contrário no Conselho de Segurança da ONU à proposta apresentada pelo Brasil para um cessar-fogo no conflito entre o grupo palestino Hamas e o Estado de Israel. 

Dos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU, 12 votaram a favor da proposta da diplomacia brasileira para uma trégua no conflito entre o estado sionista de Israel e o grupo Hamas. A medida teve apoio da Albânia, China, Equador, França, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes Unidos, além do Brasil. Rússia e Reino Unido se abstiveram e apenas os EUA votaram contra. Dessa forma, a proposta apresentada  na sessão desta quarta-feira (18), foi rejeitada, causando frustração na comunidade internacional.

Embaixadora estadunidense no Conselho de Segurança, Linda Thomas-Greenfield argumentou que seu país ficou "desapontado" pelo texto não mencionar o "direito de autodefesa de Israel". Diante desse fato, o governo Joe Biden, que está com o premiê Benjamin Netanyahu em Israel, votou a proposta de "pausa humanitária" para envio de auxílio à população civil palestina em Gaza.

No Brasil, o ministro de Relações Exteriores Mauro Vieira declarou que "nossa preocupação sempre foi humanitária".

"O texto focava basicamente na cessação das hostilidades, na questão humanitária, para a saída dos que estão lá, incluindo os 32 brasileiros, e a ajuda humanitária. Infelizmente não foi possível aprovar, mas do nosso ponto de vista fizemos tudo para que se parasse com o sacrifício humano e dar assistência à população que está no local. Nossa preocupação sempre foi humanitária", afirmou.

Apesar da proposta do Brasil ter obtido a maioria absoluta dos votos, a rejeição se deu pelo voto contrário dos EUA. O Conselho de Segurança da ONU determina que as resoluções só podem ser aprovadas com o apoio dos cinco membros permanentes da organização: Rússia, China, França, Reino Unido e EUA.

Com informações da Revista Fórum



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES