Pode beber e comer carne vermelha na Sexta-Feira Santa? O que diz a Igreja?

Nesse período, existem algumas tradições que a Igreja Católica mantém. É possível beber e comer carne vermelha?

Para a Igreja Católica, não se deve beber bebida alcoólica por ser momento de abstinência | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Semana Santa se caracteriza como fundamental para a fé do cristão, sendo a época mais importante do calendário da Igreja Católica, que relembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse período, existem algumas tradições que a Igreja Católica mantém. É possível beber e comer carne vermelha?

Leia Mais

Segundo o padre Isaias Pereira, assessor eclesiástico da Comunicação na Arquidiocese de Teresina, a Sexta-Feira Santa, é considerada o momento da abstinência.

"Estamos vivendo esses dias o Tríduo Pascal, são os dias mais importantes do ano para a fé cristã, porque vamos celebrar o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Essa celebração iniciou ontem, quando Jesus instituiu a Eucaristia e deu um mandamento novo, o mandamento do amor aos seus discípulos. Logo depois da Santa Ceia, Jesus foi para o Monte das Oliveiras e, ali, foi traído por Judas. Hoje, nesta Sexta-Feira Santa, vamos ver tudo o que aconteceu, vamos estar com Jesus no seu julgamento, no seu calvário, na morte e no momento em que Nossa Senhora acolhe o corpo de seu filho", explicou.

E continuou: "Hoje, deve ser, para os católicos, um dia de abstinência, onde nós devemos nos abster da carne vermelha, é um dia em que nós devemos, também, nos abster de qualquer excesso, das nossas atividades costumeiras, para silenciarmos e estarmos contritos, acompanhando todo esse sofrimento de Jesus. Estamos acompanhando Jesus nesse sofrimento", acrescentou.

Para o Padre Isaías, o momento é de reflexão sobre a própria vida.

"Quando nós olhamos Jesus carregando a sua cruz, devemos perceber que nós, cristãos, devemos também carregar a nossa cruz. A cruz de Cristo é a cruz que nós carregamos também, os nossos problemas, nossas dificuldades, medos. O que nós devemos ter certeza é que no horizonte da cruz está sempre a ressuirreição, então a cruz (esses problemas, dificuldades da nossa vida) não tem a palavra final. Nem mesmo a morte tem a palavra final para nós, pois a palavra final será sempre a ressurreição.", completou.

Meio Norte - O seu portal de notícias e exclusivas



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES