Sobe para 47 o número de mortes pelas chuvas no Rio Grande do Sul

O aeroporto internacional de Porto Alegre enfrenta atrasos e cancelamentos de voos desde segunda-feira (11)

Sobe para 47 o número de mortes pelas chuvas no Rio Grande do Sul | Foto: Tamara Reche Marzzaro / Prefeitura de Nova Bassano / Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de vítimas fatais resultantes das intensas chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul na última semana chegou a 47, conforme a última atualização do boletim da Defesa Civil estadual. A mais recente fatalidade foi registrada na cidade de Colinas. Conforme o boletim divulgado na manhã desta terça-feira (12), o estado contabiliza 925 pessoas feridas e 25.311 desabrigadas devido aos problemas causados pelas chuvas. No total, 97 municípios foram afetados de alguma forma.

Além disso, o aeroporto internacional de Porto Alegre enfrenta atrasos e cancelamentos de voos desde segunda-feira (11), com oito voos cancelados até o momento. Os passageiros enfrentam longas filas e esperas para tentar embarcar em direção aos seus destinos.

Segundo o Climatempo, a previsão para o Rio Grande do Sul é de dia nublado com chuva forte, que deve diminuir de intensidade durante a noite. O governo gaúcho estima em 340 mil o total de afetados pelos temporais. Uma força-tarefa com cerca de 900 servidores atua nas buscas, resgates, identificação de corpos e reparos na infraestrutura. Os corpos das vítimas estão sendo reconhecidos pelo Instituto Geral de Perícias em Porto Alegre e em cidades do interior. A liberação para os velórios depende de uma normalização mínima na rotina das cidades afetadas, que chegaram a ter mais de 80% de sua área urbana submersa.

DOAÇÕES E FINANCIAMENTOS

O governo do estado do Rio Grande do Sul estabeleceu a conta SOS Rio Grande do Sul, destinada à recepção de doações em dinheiro através da tecnologia PIX, com o propósito de auxiliar as pessoas afetadas pelas recentes inundações que assolaram a região nesta semana. A chave PIX da conta criada no Banrisul é o CNPJ: 92.958.800/0001-38. 

O governo federal anunciou no último domingo (10), o repasse de R$ 741 milhões em recursos para as cidades atingidas pela passagem de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que está no RS com uma comitiva de oito ministros.

Na sexta-feira, Alckmin divulgou um repasse de recursos para os municípios afetados pelo fenômeno natural. Cada cidade receberá R$ 800 por pessoa atingida, com o objetivo de auxiliar no atendimento às necessidades dessa população. O repasse do valor será coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, porém, o montante total não foi divulgado pelo governo. A quantia a ser destinada será determinada com base nas informações fornecidas pelas prefeituras.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES