SP: Via Sacra de Aparecida pede fim da guerra em Gaza

Em uma das cenas, uma mulher vestida com roupas típicas da região palestina carregou nos braços uma criança deitada e suja de poeira

Sob a cruz, apelo pela paz | Montagem/Meio
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As celebrações da Sexta-Feira Santa na Basílica de Aparecida, no interior de São Paulo, iniciaram com a tradicional meditação da Via Sacra no altar principal do Santuário Nacional. A encenação da Paixão de Cristo, que acontece anualmente dentro da Basílica, contou com um elemento marcante: uma faixa pedindo paz em Gaza, em referência à guerra que ocorre no local.

Segundo o Santuário Nacional, a Via Sacra sempre busca abordar temas relevantes da sociedade atual. Em 2021, durante a pandemia, uma placa aos pés da cruz exibia o número de mortos pela Covid-19. Já nesta sexta-feira (29), a encenação fez referência à guerra entre Israel e Hamas, com o objetivo de pedir paz na Faixa de Gaza.

Em uma das cenas, uma mulher vestida com roupas típicas da região palestina carregou nos braços uma criança deitada e suja de poeira, simbolizando as vítimas do conflito. O corpo do ator que representou Jesus também foi envolto por um tecido escrito "paz".

No final da encenação, os personagens percorreram o corredor central da Basílica enquanto uma faixa branca de 11 metros de comprimento era estendida, com a mensagem "Paz na terra de Jesus", pedindo o fim da violência na região.

AJUDA HUMANITÁRIA: A Corte Internacional de Justiça (CIJ) ordenou, na quinta-feira (28), que Israel garanta a entrega de itens de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza. A CIJ, principal órgão judicial da ONU, com sede em Haia, nos Países Baixos, reconheceu a deterioração das condições no território e a necessidade de medidas urgentes para evitar a fome entre os habitantes.

A guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, iniciada em 7 de outubro, já causou milhares de mortes. Segundo dados do Hamas, 32.552 pessoas foram mortas na Faixa de Gaza, enquanto Israel contabiliza cerca de 1.160 vítimas. A decisão da CIJ visa amenizar o sofrimento da população civil em Gaza, pressionando Israel a garantir o acesso a serviços básicos e itens de ajuda humanitária.

Via Sacra na Basílica de Aparecida faz referência à guerra em Gaza — Foto: José Eymard/TV VanguardaPara mais informações, acesse meio.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES