Twitter em fase de mudanças: o que significa o “X” de Elon Musk

A mudança na representação gráfica da plataforma, após quase 20 anos, vai além de um rebranding e impõe a alteração de rota e alinhamento dos negócios de Elon Musk

Twitter em fase de mudanças: o que significa o “X” de Elon Musk | Twitter em fase de mudanças: o que significa o “X” de Elon Musk
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dezessete anos se passaram desde que a famosa imagem do pássaro azul marcou uma geração nas redes sociais, mas agora o Twitter está passando por uma mudança não muito esperada. O logotipo conhecido foi substituído por um X branco em um fundo preto, uma decisão anunciada recentemente após profundas modificações desde que a empresa foi adquirida por Elon Musk em 2022. As informações são da revista Forbes Brasil.

A alteração do logotipo não é apenas uma resposta ao Threads, concorrente lançado pela Meta em julho de 2023, mas já estava nos planos de Musk desde o ano anterior. A mudança estratégica busca transmitir sinergia entre suas empresas e alinhar uma visão coletiva, mostrando que o Twitter e suas marcas seguem um propósito comum.

Nas últimas semanas, houve debates sobre o número de posts que as contas verificadas poderão visualizar por dia. Musk mencionou a possibilidade de aumentar o limite para mil tuítes diários, após polêmicas.

Twitter em fase de mudanças: o que significa o “X” de Elon Musk (Foto: Reprodução)

Elon Musk é conhecido por sua posição em várias empresas de sucesso, como SpaceX, Tesla, Neuralink, The Boring Company e X.AI, somando uma fortuna estimada em US$ 242 bilhões. No entanto, para o Twitter, ele tem planos maiores do que apenas ser uma rede social. Desde outubro de 2022, Musk tem trabalhado para transformar o Twitter em um superapp inspirado no chinês WeChat, integrando serviços como mensagens, transações bancárias e social-commerce.

A mudança de logo não é apenas um rebranding, mas uma desconstrução do que o Twitter representava para fazer algo novo. Isso também implica em assumir controle total sobre a plataforma, indicando que o futuro da rede será centrado em serviços financeiros, e-commerce e outras transações.

Leia Mais

Embora a mudança represente um olhar para o futuro dos negócios de Musk, alguns analistas apontam para a relevância do legado do Twitter. Com aproximadamente 370 milhões de usuários, o design icônico e amigável do pássaro Larry, que representava a identidade da plataforma, foi abandonado em favor de um novo caminho, o que pode ser interpretado pelos usuários como uma perda de identidade e controle comunitário.

Enquanto algumas pessoas veem a atitude de Musk como arriscada, defendendo que as marcas devem ser impessoais e construídas com base nos valores próprios, outros destacam que a estratégia pode ser necessária para impulsionar a plataforma em direção a novas oportunidades de negócio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES