Teresina terá temperatura chegando a 40 graus nesta semana, diz Climatempo

Para este domingo, a previsão é de 38 graus; mas os dias seguintes ficarão bem mais quentes, já que as temperaturas devem chegar a 39 graus na segunda, terça e quartas-feiras.

idoso | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A temperatura vai esquentar em Teresina a partir deste domingo (18), podendo chegar até 40 graus na próxima quinta-feira (22), segundo previsão do Climatempo, acendendo um alerta para os cuidados com crianças e idosos, principalmente. O cenário reflete justamente o período conhecido como B-R-O-Bró, compreendendo os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, considerados os mais quentes no Piauí

Para este domingo, a previsão é de 38 graus; mas os dias seguintes ficarão bem mais quentes, já que as temperaturas devem chegar a 39 graus na segunda, terça e quartas-feiras, o que significa que a população, especialmente crianças e idosos, devem ter atenção redobrada e ingerir bastante líquido para evitar desidratação. Isso porque alguns idosos não gostam de beber água ou até mesmo esquecem, mas é preciso e necessário a ingestão de uma média de sete copos de líquido por dia, podendo ser água, suco ou chá.

Idosos devem ingerir bastante líquido para evitar desidratação nos períodos mais quentes. (Foto: Reprodução)

Na sexta (23) e sábado (24), as temperatus também estarão elevadas, chegando a 39 e 40 graus, respectivamente, de acordo com o Climatempo.

Leia Mais

Conforme ressalta a meteorologista da Segundo Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa, "é um período em que as temperaturas elevam e a umidade do ar também fica mais baixa”, relata

Para enfrentar as elevadas temperaturas nestes meses de B-R-O-Bró, a dica é jamais esquecer o uso de protetor solar e sombrinha (guarda-sol) quando sair de casa;  abusar na hidratação, seja dentro e fora de casa; fazer uso de toalhas úmidas e bacias com água espalhadas para ajudar a aumentar a umidade; também utilizar soro fisiológico no nariz; fazer uma combinação do ventilador com umidificador de ar; chegar a posicionar garrafa com gelo por trás dos ventiladores deixar o ambiente mais refrescante, e não esquecer de fechar janelas nos locais onde houver maior incidência de sol. 

Já o pediatra Rogério Medeiros, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Renascença alerta para que as pessoas sempre andem com uma garrafa de água para onde forem, seja para parques, escola, trabalho, e ingerir bastante líquido. Ele aconselha a substituir frituras por alimentos assados, bem como o sorvete de massa por picolé, principalmente de frutas.

Por conta das elevadas temperaturas, é preciso ficar atento as variações e evitar choques térmicos. Isso porque como na rua as pessoas infrentam o calor, quando for entrar em algum ambiente refrigerado é comum haver a queda brusca de temperatura, o que pode favorecer o aparecimento de doenaças. Então, se você puder, evite sair de casa nos horários mais quentes.

Para finalizar, os especialistas também aconselham a evitar tomar banhos com água muito quente, pois esse hábito pode levar ao ressecamento da pele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES