Timon e mais 12 cidades do Maranhão terão internet 5G na próxima semana

A expectativa é que a quinta geração de redes móveis ofereça uma velocidade de transmissão de dados e capacidade muito maior do que o 4G.

Internet 5G | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Timon e mais 12 municípios do Maranhão foram contemplados com a autorização para o início da instalação da cobertura 5G de internet. No Brasil, 347 cidades, sendo 103 na região Nordeste, foram contempladas com a medida. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a antecipação da liberação da faixa de 3,5 GHz para a próxima segunda-feira (27).

A expectativa é que a quinta geração de redes móveis ofereça uma velocidade de transmissão de dados e capacidade muito maior do que o 4G utilizado atualmente. Dessa forma, será possível dar eficiência e potencializar atividades do cotidiano.

As liberações foram feitas após a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do leilão também assegura investimentos das operadoras vencedoras na distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

A iniciativa é coordenada pelo Ministro de Estado das Comunicações, Juscelino Filho. “Além de acompanhar a implementação da tecnologia em todo o país, cobramos as operadoras quanto à qualidade do serviço, visto que tanto o Ministério das Comunicações quanto a Anatel têm recebido reclamações de usuários”, informou o ministro.

Na prática, pesquisas de satisfação devem ser realizadas junto à população para um diagnóstico o mais completo possível da situação.

Em uma perspectiva mais ampla, devem surgir novos segmentos de mercado em um mundo cada vez mais conectado. O 5G já incentiva o desenvolvimento de novas tecnologias e por sua baixa latência permitirá a troca de informações quase que instantâneas entre os aparelhos e as nuvens de armazenamento de dados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES