Descarte correto do lixo é essencial para prevenir enchentes no Piauí

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações do Saneamento, no Brasil são recolhidas mais de 161,4 mil toneladas de resíduos sólidos diariamente.

Gestão correta do lixo é essencial | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As recentes chuvas que têm atingido o estado do Piauí desde o final de março vêm causando enchentes em diversas áreas em cidades densamente povoadas. O descarte inadequado de resíduos sólidos , especialmente em ruas e vias públicas, bem como dentro de rios e córregos, agrava ainda mais a situação. Por isso, é fundamental destiná-los corretamente para evitar o obstrução de bocas de lobo, canais de drenagem e sistemas de captação de água de chuva, que causam transtornos e dificultam o escoamento.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações do Saneamento, no Brasil são recolhidas mais de 161,4 mil toneladas de resíduos sólidos diariamente, o que impacta significativamente os sistemas de saneamento. O descarte inadequado de resíduos também tem graves consequências ambientais

Leia Mais

No Piauí, a empresa Raiz Soluções em Resíduos, vinculada ao Grupo Natus, atua para promover uma gestão eficiente e segura, promovendo segurança ao meio ambiente, atendendo integralmente aos parâmetros estabelecidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei Federal 12.305/2010.

Gleyciane Nobre, Coordenadora de Engenharia e Meio Ambiente do Grupo Natus, destaca a importância do trabalho realizado pela empresa para combater esse problema. "O resíduo descartado nas ruas causa obstrução das bocas de lobo, responsáveis pela drenagem da cidade. A água da chuva não tem espaço para escoar e as tubulações ficam bloqueadas de resíduos, transbordam causando alagamentos", explica.

O descarte irregular de lixo nas ruas e parques da cidade não apenas polui esses espaços, mas também impacta severamente a fauna e a flora locais. Desastres naturais causados pelas mudanças climáticas já geraram prejuízos de R$ 6,2 bilhões no estado do Piauí entre 2013 e 2023, segundo dados da CNM (Confederação Nacional dos Municípios). O ano de maior impacto foi 2016, quando os prejuízos chegaram a R$ 3,9 bilhões.

Entre 2013 e 2023, o Piauí registrou 13.471 desabrigados e 57.416 desalojados, além de 2.572 decretos de emergência emitidos no mesmo período. Com uma população de mais de 2,3 milhões de habitantes, o estado gera cerca de 1,1 milhão de toneladas de resíduos sólidos por ano, de acordo com dados da Plataforma Meu Resíduo, retirados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.

Para evitar enchentes e preservar o meio ambiente, é essencial descartar corretamente o resíduo gerado, destinando os resíduos a locais apropriados. A gestão de resíduos deve ser realizada de forma eficiente e segura, de acordo com a legislação brasileira vigente. A conscientização e a responsabilidade de todos são fundamentais para garantir um ambiente mais limpo e sustentável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES