Documentários da Rede Meio Norte celebram artesanato e resistência no Piauí

O objetivo de mostrar as raízes da cultura africana e o trabalho artesanal em cerâmica produzidos pelas mulheres do estado.

Documentários da Rede Meio Norte celebram artesanato e resistência no Piauí. | Helder Felipe
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Resistência, artesanato e economia, assim se define a programação da noite deste domingo (17) da Rede Meio Norte. A emissora apresentará dois documentários voltados para a cultura e representatividade, com os temas “Pote: Mãos negras que moldam a arte e resistência no Piauí” e  “Piauí Olhares: Mulheres do Poti”. 

Com o objetivo de mostrar as raízes da cultura africana e o trabalho artesanal em cerâmica produzido pelas mulheres da  Comunidade Quilombola dos Potes, no Município de São João da Varjota, o especial “Pote: Mãos negras que moldam a arte e resistência no Piauí”, irá ser transmitido às 18h30min.   

A herança de um passado tão característico do cenário de antigas fazendas e de povos escravizados, segue firme até os dias atuais, onde as artesãs produzem potes cerâmicos, confeccionados da mesma forma há mais de 100 anos. Elas utilizam o barro preto juntamente com esterco de jumento, que aumenta a resistência da peça, para fabricarem os produtos. 

Produção de potes da comunidade./ Foto: Helder Felipe

Atualmente o povoado possui 68 famílias com um total de 220 residentes. O documentário produzido e exibido pela Rede Meio Norte busca destacar a Comunidade dos Potes como um destino essencial para quem procura peças únicas e a experiência com a população que reconta as narrativas de seus ancestrais, além de degustar a culinária local.

“A Rede Meio Norte já tem tradição em explorar as potencialidades do Piauí, mostrando para o Brasil as nossas riquezas, e o nosso objetivo com esse documentário é, ao contar a história cativante da comunidade quilombola dos potes, mostrar que a cerâmica não é apenas uma expressão artística, mas sim uma maneira de viver e de preservar as raízes culturais. Durante todo o nosso trabalho, conhecemos as pessoas por trás e escutamos as suas vivências. Todos os telespectadores da Rede Meio Norte terão a oportunidade de ver como o domínio da argila une essa comunidade", afirmou o repórter Helder Felipe, da Rede Meio Norte. 

Seguindo a mesma linha, o “Piauí Olhares: Mulheres do Poti”, transmitido às 20h30min, irá contar a história das artesãs do bairro Poti Velho, o mais antigo de Teresina. Como símbolo de resistência feminina na capital, as mulheres da Cooperativa de Artesanato do Poti Velho, Cooperart Poty,  produzem e comercializam esculturas, objetos de decoração, bijuterias e jarros.

A tradição pesqueira é um demarcador da cultura local, por permitir a subsistência e ser fonte de renda para muitas famílias. É nesse sentido que muitas mulheres se inseriram na atividade. As mulheres irão contar suas lembranças das lutas de pesca e suas memórias da família de pescadores.

Além disso, o documentário irá mostrar como o bairro nasceu e quem foram as protagonistas do desenvolvimento do pólo cerâmico local, que movimenta também o mercado nacional. Valorizando o empreendedorismo e as belezas do Piauí, a emissora irá exaltar o trabalho duro das olarias à criação de tradicionais peças de artesanato. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

DOMINGO (17/09):

  • “Pote: Mãos negras que moldam a arte e resistência no Piauí”- 18h30min
  •  “Piauí Olhares: Mulheres do Poti”- 20h30min


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES