DRACO prende suspeito de articular roubo do avião do médico Jacinto Lay

Bandidos fortemente armados roubaram a aeronave, avaliada em R$ 2 milhões, na madrugada no dia 14 de janeiro no Clube de Ultraleves do Piauí

Suspeito de articular roubo de avião de médico é preso em Teresina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) prendeu nesta sexta-feira (26) Lucas Marciel Pereira da Silva, que é suspeito de ser o principal articulador do roubo do avião do médico Jacinto Lay na madrugada do dia 14 de janeiro, no Clube de Ultraleves do Piauí,  na zona Leste de Teresina. 

Lucas é considerado extremamente violento e perigoso e tem envolvimento com roubo de cargas no Piauí e Maranhão, além de forte atuação no tráfico de drogas.

Leia Mais

Segundo informações do delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, Lucas foi o principal articulador do roubo da aeronave e já trabalhou como motorista freelancer de Jacinto Lay, o que lhe permitia ter informações privilegiadas sobre a rotina do médico.

''A prisão do Lucas é de suma importância para a segurança público do Estado.  Ele foi o principal articulador  e teve participação direta no roubo da aeronave e agenciou outros indivíduos juntamente com o filho do piloto. Eles tiveram facilidade em razão de conhecer a rotina da vítima'' ,afirmou Pessoa ao meionorte.com

O delegado acrescentou que o suspeito já vinha sendo acompanhado e portava documento falso no momento da prisão na casa de seus familiares. ''Ele fugiu no dia da operação, mas graças a esse trabalho foi posssivel efetuar a prisão dele'', disse. 

No dia do crime, Lucas Marciel saiu de Teresina juntamente com Mykhell  Make Abreu (que pilotou a aeronave) com destino ao Maranhão. Chegando lá, outro piloto assumiu o comando da aeronave e se deslocou para o Mato Grosso, onde caiu no dia 23 de janeiro.  

Operação Cessna 

No dia 16 de março, a Polícia Civil deflagrou  Operação Cessna e realizou a prisão de 17 pessoas suspeitas de participação no roubo da aeronave do médico Jacinto Lay. A ação foi comandada pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco). A operação foi deflagrada para o cumprimento de 22 mandados de prisão e 31 mandados de busca e apreensão no Piauí, Maranhão, Pernambuco e Mato Grosso.  

Operação prendeu envolvidos no roubo do avião do médico Jacinto Lay 

Filho de piloto passou informações sobre avião de médico para criminosos

Investigações da Polícia Civil do Piauí apontam que o filho do piloto do avião, um homem identificado como Mykhell Make Abreu, foi um dos principais responsáveis por conceder informações privilegiadas para o roubo do monomotor modelo Cessna 206

Mykhell Make Abreu era uma pessoa de confiança do médico e de seus familiares, e chegou a ir junto com o pai buscar a aeronave no Mato Grosso. No organograma elaborado pela polícia, ele aparece como responsável por compartilhar informações privilegiadas sobre a rotina do Clube Ultraleve do Piauí e sobre as condições de aeronavegabilidade do avião para os demais criminosos.

 

Mykhell Make Abreu Pereira  

RELEMBRE O CASO

O avião foi roubado por criminosos fortemente armados, que invadiram o Clube de Ultraleve do Piauí, na estrada da Cacimba Velha, zona Leste de Teresina. A ação criminosa foi registrada por volta das 3h da madrugada. A aeronave pertence ao médico neurologista, Jacinto Barbosa Ley Chaves, proprietário da Clínica Neurocentro.

Avião do médico Jacinto Lay caiu no Mato Grosso 

No domingo (23), um avião, modelo Cesna 206, caiu no município de Juara, no Mato Grosso. Segundo informações da imprensa local, dois homens que estavam na aeronave fugiram do local carregando mochilas.

A aeronave roubada, tem o prefixo PT-DQF e a que caiu usa o prefixo PT-IXS. Outra diferença entre as aeronaves é a pintura, a que caiu tem detalhes em vermelho. Segundo os policiais, essa mudança foi realizada para tentar enganar qualquer tipo de fiscalização que pudesse acontecer.

Médico Jacinto Lay Foto: Reprodução-Redes Sociais 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES