Fonteles determina abertura de inquérito para investigar incêndios no Piauí

Medida foi tomada para investigar as queimadas criminosas e punir os responsáveis

Fonteles determina abertura de inquérito para investigar incêndios no Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde de segunda-feira (28), no Palácio de Karnak, o governador Rafael Fonteles esteve presente em uma reunião com o objetivo de discutir a situação climática no estado do Piauí. O foco foi a definição de metas e ações concretas para enfrentar tanto os incêndios quanto a escassez de abastecimento de água. No decorrer da reunião, o governador determinou a instauração de um inquérito com a finalidade de investigar os casos de queimadas criminosas.

Conforme Rafael, a reunião serviu para debater sobre as altas temperaturas e os riscos causados por ela. O governador defende um trabalho conjunto de várias secretarias e órgãos para garantir o abastecimento de água e combater os incêndios.

“Encerrando aqui uma reunião importante com vários secretários, Defesa Civil, Semarh e exército para debater um tema muito relevante para o Piauí e o Brasil nesse momento. O aumento das temperaturas que acaba elevando o risco de queimadas e também de desabastecimento de água, isso tem muito a ver com o fenômeno do El Niño. Portanto, estamos tomando medidas importantes para garantir o abastecimento de água em vários municípios e garantido o combate aos incêndios”, explicou Fonteles.  

Fonteles determina abertura de inquérito para investigar incêndios no Piauí - Foto: Ascom

O governador determinou ainda ao secretário de segurança, Chico Lucas, a abertura de inquéritos. “Determinei ao secretário de segurança que abra inquéritos para apurar a causa de todos esses incêndios, especialmente no cerrado piauiense, para evitar que aconteçam novamente incêndios criminosos no estado do Piauí”, defendeu o governador. 

O secretário de Segurança, Chico Lucas, explicou que grande parte dos incêndios que vêm acontecendo tem como motivador a ação humana, cabendo às forças de segurança investigar e responsabilizar os criminosos. “Nós percebemos que a maioria dos incêndios têm como causa o ser humano que provoca o fogo e a gente vai motivar a polícia civil junto com a polícia científica, inclusive com a perícia, para identificar se a causa foi ou não criminosa e aqueles que estiverem cometendo esse tipo de crime serão responsabilizados. É importante que as pessoas tenham bom senso de que não podem provocar incêndio neste período de estiagem que estamos vivendo”, explica o secretário. 

Fonteles determina abertura de inquérito para investigar incêndios no Piauí - Foto: Ascom

Chico Lucas esclarece que atualmente as forças de segurança já estão atuando em regiões que estão sofrendo queimadas, como em Canto do Buriti. “Já temos inquéritos abertos principalmente na região para avaliar, inclusive com perícia sendo feita. Já mandamos a polícia científica para lá e é só questão da perícia finalizar o trabalho que iremos responsabilizar os autores dos incêndios criminosos”, concluiu o gestor. 

A reunião contou com a presença do secretário de Governo, Marcelo Nolleto; o secretário de Planejamento, Washington Bonfim; secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira; secretária de Estado da Defesa Civil, Norma Nogueira; secretário de Segurança, Chico Lucas; o representante do 25º Batalhão de Caçadores do Exército, Cel. Rêgo; coordenador de Comunicação Social, Mussoline Guedes; presidente da APPM, Toninho da Caridade e o diretor de Prevenção da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa. 

(Com informações do Governo do Estado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES