Governo do Piauí intensifica ações para o combate a queimadas nos municípios

As ações saõ desenvolvidas de forma conjunta pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e Semarh

Governo do Piauí intensifica ações para o combate a queimadas nos municípios | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante o mês de agosto, o Governo do Piauí está intensificando suas iniciativas para prevenir e combater incêndios. O Corpo de Bombeiros Militar, juntamente com as Secretarias da Defesa Civil (Sedec) e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), está colaborando em conjunto com as prefeituras municipais para reduzir o número de focos de queimadas. Neste mês de agosto, foram contabilizados 1.413 focos de incêndio no Piauí, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Isso posiciona o estado como o sexto com maior incidência de queimadas em todo o Brasil. 

A Defesa Civil do Estado do Piauí discute a ampliação de núcleos de brigadas nos municípios, sendo que técnicos dessa pasta estiveram reunidos recentemente com integrantes da Brigada Municipal de Valença para dialogar sobre a ampliação dos núcleos de brigadas no estado, bem como discutir ações de prevenção às queimadas neste período de estiagem. O intuito é estender o modelo de Valença para outras cidades. 

No último domingo (27), Werton Costa, responsável pela área de Prevenção e Mitigação na Sedec, afirmou que a comunicação das atividades preventivas visando a redução de queimadas é conduzida em estreita colaboração com os secretários municipais de Defesa Civil. Estes, por sua vez, disseminam as diretrizes junto às comunidades locais. Enquanto isso, a equipe técnica da Semarh concentra seus esforços na capacitação de brigadas e na monitorização, desempenhando um papel crucial tanto na divulgação do trabalho preventivo quanto no combate efetivo aos incêndios. 

A Semarh lançou, semana passada, o canal de atendimento oficial da Coordenação de Incêndios Florestais para prestação de socorro em caso de fogo descontrolado e denúncia de queimadas ilegais praticadas em todo o estado. Para entrar em contato, basta enviar mensagem pelo WhatsApp para o número (86) 9 9421-6693. O canal tem como objetivo melhorar e agilizar o monitoramento das queimadas ilegais. 

TEMPERATURA

As altas temperaturas também favorecem os incêndios nas zonas rural e urbana dos municípios. Pelo menos sete cidades do Piauí registraram, no sábado (26), as maiores temperaturas do país, ficando São João do Piauí em primeiro lugar com 40.4 °C. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de onda de calor em 181 municípios do Piauí, incluindo a capital Teresina, que segue até às 18h de segunda-feira (28). Nesse sábado (26), na lista das 20 cidades com as maiores temperaturas, sete eram do estado do Piauí. São elas:

São João do Piauí com 40.4 °C

São Raimundo Nonato com 39.9 °C

Picos com 39.3 °C

Alvorada do Gurguéia com 39 °C

Paulistana com 39 °C

Bom Jesus do Piauí com 38.8°C

Castelo do Piauí com 38.7 °C

(Com informações do Governo do Estado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES