Helicóptero doado pela PRF para Secretaria de Segurança chega ao Piauí

O helicóptero será direcionado para uma nova base do policiamento aéreo, que deve ser implantada até o início do próximo ano na cidade de Parnaíba

Helicóptero doado pela PRF para secretaria de Segurança chega ao Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O novo helicóptero modelo Colibri EC120, doado pelo Ministério da Justiça e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) chegou em Teresina nesta segunda-feira (20). A aeronave será empregada como reforço no patrulhamento aéreo e em operações especiais. A mais nova aquisição ficará disponível no Comando de Policiamento Aéreo (COPAER) e marca a expansão da modalidade policial para o interior do estado. Segundo o Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, o helicóptero será direcionado para uma nova base do policiamento aéreo, que deve ser implantada até o início do próximo ano na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí.

“Tivemos a recente reformulação que criou o grande comando aéreo da PM, com um batalhão de operações aéreas sediado em Teresina e em mais três companhias independentes em regiões do estado. Nessa primeira etapa, já temos uma aeronave esquilo aqui na capital, e a partir de teremos o colibri que será encaminhado para Parnaíba, no norte do estado. Estamos iniciando também a capacitação através do curso de tripulação aérea, através do BOPAer que irá formar a tropa especializada para operações aéreas”, esclarece.

Helicóptero doado pela PRF para secretaria de Segurança chega ao Piauí - Foto: Ascom

Conforme o gerente de Operações Aéreas da Secretaria de Segurança Pública, coronel Clayton Frota Gomes, a chegada do helicóptero é um ganho muito importante para a corporação, pois as ações preventivas e repressivas serão intensificadas na região em que ele for empregado, como apoio a cumprimentos de mandados de prisão, fiscalização ambiental na região litorânea, patrulhamento pelo Delta, além de atuar no combate do tráfico de drogas. 

“É um ganho muito importante, pois vai ser a expansão do grupamento aéreo para o interior, onde ser vai ser feita uma nova base e cobrir muitas cidades. Implantaremos uma base e vai ter um ganho muito maior nas ações preventivas e repressivas ao crime. Com essa base não ganha só a cidade, mas os municípios circunvizinhos”, ressalta.

Helicóptero doado pela PRF para secretaria de Segurança chega ao Piauí - Foto: Ascom

A tropa que deve atuar no patrulhamento aéreo durante seu processo de expansão ao interior, está sendo aprimorada através do V Estágio de Operações Aéreas, que iniciou no último dia 16. A capacitação terá duração de 20 dias, com disciplinas de noções de navegação aérea e tiro embarcado, além de outras formas de atuação do policiamento aéreo.

“Precisamos de policiais qualificados dentro dessa doutrina aérea. Nesse estágio, eles vão ver tanto a parte de tiro embarcado, quanto de pessoas afogadas e segurança de voo, que é muito importante para essa qualificação e expansão desse tipo de policiamento. A sociedade e a PMPI só tem a ganhar”, completa o coronel Clayton Frota Gomes.

Helicóptero doado pela PRF para secretaria de Segurança chega ao Piauí - Foto: Ascom

Para Bruno Dias, superintendente da PRF no Piauí, a entrega do helicóptero reforça a parceria e o trabalho integrado da polícia com a Secretaria de Segurança. 

"É uma determinação do ministro Flávio Dino, que nós trabalhemos de forma integrada, apoiando as forças de segurança do estado, tanto com equipamento, como é o caso do helicóptero que está sendo doado, como promovendo a capacitação do efetivo, dos agentes de segurança pública, trabalhando operações de forma integrada, trocando informações de inteligência. Então essa doação só reforça a parceria e o compromisso que nós temos com a segurança pública do estado do Piauí", completa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES