HU-UFPI apresenta alta conformidade em segurança pelo 3° ano consecutivo

Segundo o relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, foram analisados 21 itens

Pelo 3° ano consecutivo o HU-UFPI apresenta alta conformidade em segurança | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Universitário do Piauí (HU-UFPI) está entre os hospitais brasileiros que conseguiram a classificação de alta conformidade em segurança do paciente, de acordo com relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgado em maio deste ano referente a dados coletados em 2022.

Segundo o relatório, foram analisados 21 itens, como Núcleo de Segurança do Paciente instituído, protocolo para prevenção de quedas e lesão por pressão implantados, além do monitoramento mensal de indicadores de conformidade aos protocolos de segurança do paciente.

Leia Mais

“Esse é o terceiro ano consecutivo em que o HU-UFPI é classificado como de alta conformidade com boas práticas de segurança do paciente, ficando evidenciado e comprovado que a unidade hospitalar realiza as capacitações periódicas, e que nossos colaboradores têm uma atuação pautada nas boas práticas de segurança do paciente”, ressalta Roxana Mesquita, chefe do Setor de Gestão da Qualidade do HU-UFPI

Assistência e formação

“Isso qualifica o nosso atendimento ao usuário do SUS”, observa a gestora. “É fundamental garantir assistência de qualidade e também formar os melhores profissionais”, diz, lembrando que o hospital participa anualmente da pesquisa da Anvisa, em são verificados requisitos referentes a itens como controle de infecção e normas de segurança do paciente.  

“É de suma importância um atendimento seguro, baseado nas melhores evidências, principalmente por sermos um hospital universitário, onde o ensino e a pesquisa estão alinhados a nossa prática”, finaliza Roxana Mesquita.  

Conformidade a indicadores

A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente constitui uma prática de regulação adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) desde o ano de 2016, para verificar a conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente pelos serviços de saúde com leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).

Além do preenchimento de formulários para atestar a conformidade aos requisitos com a devida comprovação documental, houve visitas presenciais de equipes avaliadoras a unidades hospitalares sorteadas. Confira o relatório completo da Anvisa: 

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/servicosdesaude/seguranca-do-paciente/avaliacao-nacional-das-praticas-de-seguranca-do paciente/RELATRIOAVALIAONACIONALPRTICASSEGURANAPACIENTEUTI202210.05.2023paraoportaldaanvisa.pdf 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES