Julgamento de Thiago Mayson: familiares e movimentos feministas pedem justiça

O júri ocorre na 1ª Vara do Tribunal Popular após dois adiamentos.

Julgamento de Thiago Mayson: familiares e movimentos feministas pedem justiça | Ravena Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Fórum Cívil e Criminal Desembargador Joaquim de Sousa Neto, em Teresina, nesta sexta-feira (29), familiares, amigos e membros de movimentos feministas se reúnem para aguardar o resultado do julgamento de Thiago Mayson da Silva. Ele é acusado de estuprar e matar a estudante de jornalismo Janaína Bezerra em uma sala de mestrado em Matemática da Universidade Federal do Piauí, campus Petrônio Portela, no dia 28 de janeiro deste ano. 

O júri ocorre na 1ª Vara do Tribunal Popular após dois adiamentos. Thiago Mayson, que está preso preventivamente, é acusado por cometer homicídio duplamente qualificado, estupro, vilipêndio de cadáver e fraude processual.

Família de Janaína Bezerra compareceu ao Forum Cível e Criminal de Teresina para acompanhar o julgamento do acusado Thiago Mayson da Silva (Foto: Ravena Lages)

Maria do Socorro Nunes, mãe de Janaína, pediu por Justiça e afirmou que revive todos os dias o momento em que recebeu a notícia da morte da filha. "Ele destruiu nossa família, acabou com o que a gente tinha. Estou aqui pedindo justiça. Estamos aguardando, não nos deixaram entrar, mas não vou sair daqui. Estou sentindo tudo de novo, o que eu senti quando vi minha filha sem vida."

Maria do Socorro, mãe de Janaína Bezerra (Foto: Ravena Lages)

Maria do Socorro também expressou sua revolta por não poder comparecer à sessão. "A gente queria assistir também, mas como não pode, só quero que tudo dê certo, que acabem logo com isso. Eu não sei mais o que dizer sofre esses adiamentos", contou.

Leia Mais

Madalena Nunes, da Frente Popular de Mulheres, questionou o motivo da família não receber autorização para assistir o julgamento, considerando um absurdo. “Era para todo mundo estar lá, pra gente observar o que está sendo dito e feito” relatou.

Julgamento de Thiago Mayson: familiares e movimentos feministas pedem justiça (Foto: Ravena Lages)

A professora de Ciências Sociais da UFPI, Rosana Albuquerque, se juntou aos estudantes e familiares de Janaína no ato de protesto em frente ao Fórum Cível e Criminal. Ela é pesquisadora de feminicídio, feminista e participa de movimentos relacionados à violência de gênero nas universidades.

"O caso de Janaína expôs a situação de violência que enfrentamos. Mulheres que vivem em condições de violência estão sujeitas a essa realidade", afirmou a professora. Ela também afirmou que o caso da estudante de jornalismo reflete uma cultura machista persistente, onde mulheres são culpadas por suas mortes e homens muitas vezes são protegidos.

"Ela [Janaína] foi morta dentro de uma universidade que historicamente nunca fez nada para inibir a violência de gênero, mas poderia ser em qualquer lugar, em uma casa ou via pública. A UFPI não tem um instrumento para combater violência de gênero, homofobia, transfobia, não tem nada. Quem denuncia, geralmente é constrangido, porque você está denunciando. Há muito mais rede de proteção para quem violenta do que para a mulher que denuncia”, disse.

Rosimere Farias, que acompanha a família, expressou a esperança de que o julgamento ocorra de forma rápida e que Thiago Mayson responda pelos quatro crimes pelos quais foi denunciado pelo Ministério Público. 

Alunos da UFPI e amigos de Janaína produziram cartazes para protestar e pedir justiça por Janaína Bezerra (Foto: Ravena Lages)

“Nós acompanhamos esse caso desde o dia em que Janaína foi morta. Estivemos lá na despedida de corpo presente de Janaína, e até agora, a Frente Popular de Mulheres está acompanhando o caso e dando assistência à família”, contou.

Dois adiamentos

O primeiro julgamento estava marcado para 17 de agosto deste ano, mas foi adiado devido à falta de quórum, causada pela ausência de 12 testemunhas da UFPI. A instituição admitiu uma falha interna na entrega das convocações aos funcionários.

Julgamento de Thiago Mayson: familiares e movimentos feministas pedem justiça (Foto: Ravena Lages)

Depois, a data de 1º de setembro foi marcada, mas novamente adiada porque o advogado Ércio Quaresma, novo representante do réu, não compareceu à sessão. Ércio Quaresma já é conhecido por advogar em casos emblemáticos, como o da defesa do ex-goleiro Bruno, envolvido no assassinato de Elisa Samúdio em 2010.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES