Após dois adiamentos, acusado de matar estudante Janaína Bezerra é julgado hoje

O julgamento pode se estender por dois a três dias devido à complexidade do caso e ao número de acusações e testemunhas envolvidas.

Após dois adiamentos, acusado de matar estudante Janaína Bezerra é julgado hoje | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O julgamento de Thiago Mayson da Silva, acusado de estuprar e matar a estudante de jornalismo Janaína Bezerra, 22, acontece nesta sexta-feira (29), no Fórum Cível e Criminal de Teresina. Janaína foi violentada e morta dentro de uma sala de mestrado em matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no dia 28 de janeiro deste ano. O júri popular ocorre após dois adiamentos.

A mais recente suspensão do julgamento ocorreu em 1º de setembro, quando Ércio Quaresma, ex-advogado do goleiro Bruno Fernandes, assumiu a defesa de Thiago. O adiamento se deu devido ao fato de que o advogado havia assumido o caso apenas um dia antes do segundo julgamento marcado, a segunda vez em menos de um mês. Essa situação gerou indignação entre amigos e familiares da vítima.

Thiago Mayson é acusado de homicídio duplamente qualificado, estupro, vilipêndio de cadáver e fraude processual (Foto: Reprodução)

Em relação à segunda suspensão, em 17 de agosto, a ausência de jurados foi o motivo apontado pela Justiça. O problema foi causado por um erro na convocação de servidores pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Em entrevista para o Bom Dia Meio Norte, apresentando por Ieldyson Vasconcelos, Florence Rosa, advogada de acusação, disse que espera que o julgamento ocorra sem contratempos.

"Estamos na expectativa de que hoje o julgamento ocorra de forma normal, sem nenhum imprevisto ou manobra para postergar ainda mais o sofrimento dos familiares de Janaína. Não acreditamos em mais uma manobra, pois a única possibilidade aqui seria a instauração do incidente de sanidade de Thiago. Entretanto, a defesa ainda não se manifestou nesse sentido, e acreditamos que por essa razão o julgamento ocorrerá normalmente", falou a advogada.

Leia Mais

Florence destacou que o julgamento pode se estender por dois a três dias devido à complexidade do caso e ao número de acusações e estemunhas envolvidas.

A assistência da acusação busca uma pena de 70 anos pelos crimes cometidos contra Janaína Bezerra. Thiago Mayson é acusado de homicídio duplamente qualificado, estupro, vilipêndio de cadáver e fraude processual.

Crime

O estupro e assassinato de Janaína ocorreu em 28 de janeiro de 2023, nas instalações da UFPI, durante uma calourada. O processo judicial corre na 1ª Vara do Tribunal do Júri, e Thiago Mayson permanece preso desde sua prisão em flagrante.

Após a conclusão do inquérito, Thiago foi indiciado por homicídio duplamente qualificado, estupro, vilipêndio de cadáver e fraude processual. Duas qualificadoras foram consideradas agravantes: o emprego de meio cruel e o feminicídio, dada a condição de gênero da vítima.

A delegada Natália Figueiredo, responsável pela investigação, revelou detalhes perturbadores sobre o crime, incluindo violência sexual contra a vítima já falecida e vídeos e fotos feitas por Thiago enquanto a jovem sangrava.

Estudantes, professores e servidores da UFPI realizaram uma série de protestos e manifestações por justiça pela morte de Janaína Bezerra. A família e amigos da vítima também cobraram ações da universidade e das autoridades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES